EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GRUPO DE IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

LETICIA KAREN RODRIGUES TOMAZ

Co-autores: JAMILY SOARES DAMASCENO DA SILVA, LAYLA TEIXEIRA SIEBRA, MARIA FLAVIANE ARAUJO DO NASCIMENTO, CAMILA BARROSO MARTINS e JENNARA CANDIDO DO NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

INTRODUÇÃO: Ações de promoção e proteção da saúde são fundamentais para a reorientação dos modelos assistenciais, sendo uma estratégia de articulação transversal que objetiva a melhoria na qualidade de vida e a redução dos riscos à saúde. OBJETIVO: É objetivo deste trabalho descrever a experiência viveniada por acadêmicos de enfermagem ao realizar uma oficina educativa sobre prevenção de complicações no contexto do diabetes mellitus. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem. Esse foi cenário de desenvolvimento das atividades práticas da disciplina Ensino clínico I, ofertada para alunos do 4º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Ceará. A atividade aconteceu em novembro de 2014, durante o período da tarde tendo com 15 idosos, na faixa etária compreendida entre 69 e 79 anos, diabéticos, atendidos no referido centro, na cidade de Fortaleza. RESULTADOS: Os acadêmicos promoveram uma palestra sobre prevenção de complicações no contexto do diabetes, destacando o autocuidado do paciente diabético, priorizando a inspeção da pele, higiene e limpeza dos pés, além dos cuidados com alimentação, prática de atividade física, adesão ao tratamento medicamentoso, e a realização de consultas e exames regulares. CONCLUSÃO: Acreditamos que a discussão acerca dos pontos críticos do tratamento sensibiliza os indivíduos e coletivos à reflexão e possível mudança de atitude a fim de diminuir as complicações decorrentes do não cumprimento do regime terapêutico.