CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O INTERNATO DA UECE

ANA CAROLINE LIMA VASCONCELOS

Co-autores: MARINA CASTRO SOBRAL, JÉSSICA FREIRE RANGEL, PERLA GUIMARÃES FEITOSA, DAFNE PAIVA RODRIGUES e MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza - Ceará. A população do estudo foi constituída pelos internos de enfermagem matriculados nas disciplinas de internato I e II na Universidade Estadual do Ceará no ano de 2012. De acordo com esses critérios, a quantidade de pessoas na população foi vinte e nove (29) estudantes do internato I, dez (10) do internato II, perfazendo 39 pessoas, sendo realizada a coleta de dados após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética Parecer nº: 147.262 da Universidade Estadual do Ceará. Quanto às orientações sobre o internato 64% dos entrevistados afirmam que conseguiram compreender claramente todas as informações recebidas no início do estágio, enquanto 36% compreenderam parcialmente a clareza de todas as informações recebidas no início do estágio. Ao longo do estágio, no que diz respeito ao objetivo do internato, de acordo com o Manual do Internato da Universidade Estadual do Ceará em Enfermagem, 50% dos entrevistados afirmam que alcançaram completamente esse objetivo. Abordando a contribuição do internato para a formação integral do enfermeiro, 86% dos entrevistados consideraram que o internato contribui integralmente, entre estes, a maioria considerou que o fato de haver vários campos para atuar e de ter a oportunidade de praticar a teoria são os critérios mais fortes para justificar que o estágio estar sendo válido para uma formação integral. Assim, espera-se que este estudo proporcione ainda mais discussões referentes à formação de enfermeiros, assim como a importância de pesquisas que tratem da prática do ensino em enfermagem.