PERFIL ACADÊMICO DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS CLÍNICOS EM ENFERMAGEM E SAÚDE

RODRIGO JÁCOB MOREIRA DE FREITAS

Co-autores: JANIEIRY LIMA DE ARAUJO, KALIDIA FELIPE DE LIMA COSTA, RODRIGO JÁCOB MOREIRA DE FREITAS, SIBELE LIMA DA COSTA, MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES e MARIA CÉLIA DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

Introdução


O Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem por objetivo capacitar o enfermeiro para a análise crítica do cuidado clínico na pesquisa, no ensino, na assistência e na gestão em enfermagem e saúde, considerando os fundamentos éticos, políticos e sociais; habilitar o enfermeiro para a pesquisa, o ensino, a assistência e a gestão; contribuir para formação profissional do enfermeiro e crescimento da Enfermagem como ciência, arte e tecnologia, considerando as dimensões individual, coletiva e interdisciplinar no campo clínico da saúde; estimular a produção de saber em saúde e em enfermagem, com responsabilidade social de acordo com as necessidades de saúde da população; ampliar as bases filosóficas, teóricas e metodológicas do saber em Enfermagem para implementação de tecnologias inovadoras no cuidado clínico em enfermagem e saúde na prática clínica profissional (UECE, 2016).

Este programa foi criado pela resolução nº 392 CONSU/UECE, de 25 de abril de 2003, sendo recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) na reunião do Conselho Técnico Consultivo (CTC), em 05 de novembro de 2004 (UECE, 2016).

Desde a sua aprovação, o programa seleciona anualmente, enfermeiros graduados para cursar o mestrado e doutorado. Em relação ao mestrado, já formaram 12 turmas, sendo a primeira turma iniciado o curso em 01/01/2005, com duração de 24 meses. Em relação ao doutorado, o PPCCLIS já formou 5 turmas para curso de doutoramento na área, sendo a primeira turma iniciado suas atividades em 01/01/2012, com duração de 36 meses.  Atualmente seu conceito junto a CAPES é 4 (UECE, 2016).

Este artigo tem por objetivo apresentar o perfil Acadêmico e de Egressos da VIII Turma do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde.

 

 

Metodologia


Trata-se de um estudo documental que implica o levantamento de dados de variadas fontes, independente dos métodos e técnicas empregadas. A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina fontes primárias (LAKATOS, 2007).

Para a realização do estudo foram utilizadas as informações disponíveis no Currículo Lattes na plataforma Carlos Chagas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Os dados colhidos foram dos alunos egressos da 8ª Turma do Mestrado do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará, totalizando 26 sujeitos, constituindo a amostra do estudo.

Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um formulário contendo as seguintes variáveis: Ano de Conclusão da Graduação em Enfermagem; IES ao qual o Curso de Graduação é integrante; Tempo decorrido da Atualização do Currículo na Plataforma Lattes; Especializações Cursadas (Concluídas, Em Andamento, Tipo de Especialização); Atuação Profissional após Conclusão do Mestrado; Artigos Publicados após a Conclusão do Mestrado; Qualis dos periódicos cujos artigos foram publicados; Egressos que ingressam no curso de doutorado.

A coleta dos dados ocorreu no mês de abril de 2016. Após a coleta todas as informações das variáveis foram tabuladas em planilhas no Excel e dispostas em tabelas para posterior análise e discussão.   

 

 

Resultados e Discussão


De acordo com os resultados encontrados, pode-se traçar um perfil quanto ao gênero, sendo a grande maioria feminina, visto que a enfermagem é ainda uma profissão feminina e feminilizante que se estende também para os cursos de pós-graduação.

Este resultado está em consonância com achados do perfil de egressos da USP onde a grande maioria de egressos do programa de pós-graduação em enfermagem é composta por mulheres (96.5%) (FELLI et al., 2011).

Apenas 38,5% dos egressos da turma VIII ingressaram no doutorado. Esse número pode estar associado a outros fatores como o desejo ou não do egresso de continuar a sua formação enquanto pesquisador. Porém, para a formação de pesquisadores em inovação tecnológica no cuidado em enfermagem e para a avaliação do programa é necessário que se estimule os alunos a darem segmento a esse processo.

Dos egressos pesquisados, 34,6% estão em atividades na docência. Em consonância com demais estudos. A pesquisa do INEP (2007) que mostraram que as mulheres estão em maior número nas Instituições de Ensino, que alcançam maiores graus de escolaridade e melhores notas em testes de avaliação quando comparadas aos homens. Além da questão de gênero, é objetivo do programa que esse aluno egresso, adentre no universo da academia, fortalecendo o ensino-pesquisa, na produção de ciência na enfermagem.

Em estudo realizado (ERDMANN, FERNANDES, LUNARDI, ROBAZZI, RODRIGUES; 2012) com o perfil dos programas strictu sensu com grau de excelência no Brasil (nota 6 e 7 de acordo com avaliação CAPES), havia em comum entre eles o destaque nas categorias: Solidariedade, Nucleação, Liderança e Internacionalização.

Portanto, é necessário o estímulo na continuação da formação dos egressos, adentrando em cursos de doutoramento, bem como a atuação destes em instituições de ensino, desenvolvendo atividades que vinculem ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo os critérios de nucleação, solidariedade, liderança e internacionalização (ERDMANN, FERNANDES, TEIXEIRA; 2011).

A maioria das publicações encontradas estavam entre os qualis A2 à B2, sendo este (24 artigos publicados) a grande maioria. Com vistas a internacionalização, é preciso que se estimule a publicação em periódicos internacionais, com maior fator de impacto, dando relevância à produção cientifica e ao programa vinculado.

 

Conclusão


Considera-se que o perfil do egresso esteja alinhado aos grandes programas de Pós-Graduação strictu sensu no Brasil e no mundo, buscando trazer esse egresso para a atuação do ensino, visto que é o principal objetivo da pós-graduação à nível de mestrado a formação de professores para o ensino em enfermagem e saúde. Para além do mestrado, a formação de pesquisadores doutores no Brasil se faz necessário, com vistas a internacionalização, para que o programa ganhe maior alcance.

A inserção do egresso no ensino é desejável para que o planejamento da pesquisa e da pós-graduação seja pensado conjuntamente com a graduação, consolidando grupos de pesquisa, para que estes possam refletir na produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores das publicações em periódicos de impacto e em maior número de recursos humanos qualificados.

Vale destacar as dificuldades na realização do estudo devido à falta de regularidade na atualização dos currículos, onde menos da metade (46,2%) atualizaram o lattes no corrente ano, e com registros realizados de forma incorreta, o que impossibilita traçar um perfil fidedigno desses egressos. Além disso, o estudo apresenta limitações pois foi realizado apenas com uma turma do mestrado, não permitindo ter uma avaliação ampla dos egressos do programa.

 

 

Referências


ERDMANN, Alacoque Lorenzinni; FERNANDES, Josicelia Dumêt; LUNARDI, Valéria Lerch; ROBAZZI, Maria Lúcia C. Cruz; RODRIGUES, Rosalina A. Partezani. O alcance da excelência por programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu com doutorado em enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Jan-Mar; 21(1): 130-9.

 

ERDMANN, Alacoque Lorenzinni; FERNANDES, Josicelia Dumêt; TEIXEIRA, Giselle Alves. Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco. 2011; 2(supl):89-93

 

FELLI, Vanda Elisa Andres et al. Perfil de egressos da Pós-Graduação stricto sensu na área de Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(Esp):1566-73.

 

INEP - Instinto Nacional de Ensino e Pesquisa. Trajetória da Mulher na Educação Brasileira, publicação do INEP/MEC e SPM, reúne diversos dados sobre as mulheres na educação do País de 1996 a 2003.

 

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. - 5ª reimpressão. - São Paulo: Atlas, 2007.

 

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO. Indicadores de sustentação dos conceitos 6 e 7 - Área de Enfermagem da CAPES - Triênio2007/2009. Documento de Área, 2010. Disponível em: http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2010/09/ ENFERMAGEM-rel-11set10.pdf

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS. Disponívem em: http://www.uece.br/cmacclis/