EXPERIÊNCIA MOBILIZADA COM A WEB RÁDIO AJIR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PICOS-PI SOBRE DROGADIÇÃO

LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU

Co-autores: RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, VICTORUGO GUEDES ALENCAR CORREIA, EDUARDO DE OLIVEIRA MARTINS DANTAS, ANDREIA FARIAS GOMES e MARCOS RENATO OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A vivência tem como objetivo descrever a experiência com a mobilização de alunos adolescentes de uma escola com o uso da Web Rádio "AJIR" como instrumento de transmissão de programas sobre etilismo e tabagismo, identificando principais diagnósticos, seguindo a taxonomia do DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM (DE). Foi possível identificar os seguintes diagnósticos: risco de contaminação, relacionado ao tabagismo e fumaça do tabaco no ambiente; risco de perfusão gastrointestinal ineficaz, relacionado ao tabagismo; uma ação educadora, por meio do diálogo e incentive as práticas de cuidado. Risco de confusão aguda, relacionado a ingestão de álcool; risco de função hepática prejudicada, relacionado ao consumo de álcool; risco de perfusão cardíaca prejudicada, relacionado à falta de conhecimentos sobre os fatores de risco modificáveis; risco de quedas, relacionado a ingestão de bebida alcoólica. Risco de continência urinaria de urgência, relacionado aos efeitos do álcool; risco de traumatismo, relacionado a dirigir veículos embriagado. Foi possível uma descrição detalhada sobre os diagnósticos, gerando informações que foram trabalhadas para a educação em saúde na escola. E Programa Em Sintonia com a Saúde exibido através da Web Rádio AJIR junto a participação dos educandos, proporcionou incentivar a prática do cuidado em saúde, junto a esse público alvo.