TECNOLOGIA DIGITAL DO CUIDADO EM ENFERMAGEM: ANÁLISE DO FENÔMENO BULLYING NO COTIDIANO DE JOVENS E ADOLESCENTES

LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU

Co-autores: , RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, LUANA KELLY DA COSTA SILVA, ANDREIA FARIAS GOMES, SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA e MARCOS RENATO OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente estudo analisa os discursos de jovens escolares sobre o bullying no "programa em sintonia com a saúde" por meio da web rádio AJIR. Por meio da análise, observou-se que todos os jovens de alguma maneira já sofreram bullying na escola, e dois relataram que sofrem calados, carregando o trauma das situações de constrangimento que vivenciaram para o resto de suas vidas. Uma jovem mencionou em seu depoimento, que o bullying gerou consequências, como problemas de interação, depressão e relacionamento com outros sujeitos. Percebeu-se que por meio da web jovens tiveram a oportunidade de expressar suas realidades, problemas, conhecimentos e dúvidas sobre o tema. A tecnologia digital é um meio que possibilita para os jovens, um mecanismo para melhor ouvir, promover saúde, prevenir, informar sobre a temática, além da criação de vínculo entre enfermeiros, junto aos jovens e adolescentes. Nesse sentido o estudo proporcionou a esse público o esclarecimentos sobre a temática de forma dialógica e construtiva.