DESAFIOS E POSSIBILIDADES: EXPERIÊNCIA DISCENTE NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES

MARIA ALICE OLIVEIRA DA SILVA

Co-autores: ANDRÉ RIBEIRO DE CASTRO JÚNIOR , IDALINA MARIA MOREIRA BARBOSA e MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A adolescência é uma fase de transição que traz consigo mudanças e descobertas para o indivíduo. Ficam evidentes as mudanças corporais, a sexualidade aflora e este fator desordenado ou em descuido dá brecha para DST e gravidez na adolescência. Tendo isso em vista, nessa passagem faz-se necessário os devidos diálogos e esclarecimentos para que o jovem perpasse por este período de forma consciente, despertando sua autonomia de pessoa que está inserida em uma sociedade.  Tem como objetivo desvelar desafios e possibilidades na experiência discente no trabalho de educação em saúde com adolescentes. Este estudo consiste em um relato de experiência de discentes do grupo de pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva, do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi, no período de setembro a dezembro de 2015, com o intuito de socializar experiências e conhecimentos com oficinas pedagógicas. Inicialmente, realizamos as atividades com a apresentação dos discentes e dos jovens, esclarecendo sobre as temáticas abordadas pela oficina. Em seguida, os jovens foram solicitados à expressarem suas ideias conforme o entendimento pessoal de cada um. Estes foram divididos em grupos e com o auxílio de materiais disponibilizados pelos discentes representaram em cartaz suas concepções referente as temáticas. Finalmente, foram realizados debates e emissão de opiniões a cerca das produções conjuntamente com uma síntese daquilo que havia sido discutido. Dos resultados obtidos percebemos que as oficinas pedagógicas possibilitaram, a partir dos diálogos dos jovens, a compreensão dos temas abordados e confirmação de que o conhecimento adquirido foi avaliado como ponto positivo. A atividade e a reflexão sobre os temas expôs as ideias dos jovens, o que contribuiu para a discussão fortalecendo assim, a prática de educação e promoção da saúde, situação que segundo eles, era incomum no cotidiano e pouco mencionado nos âmbitos familiar e escolar. Os discentes afirmaram que as oficinas é um recurso importante e eficaz de discussão e reflexão para a ampliação do campo de conhecimento e consolidação destes para a vivência conscientizada da adolescência. Constatamos a necessidade da adoção de métodos educativos para estimular os adolescentes sobre o conhecimento das mudanças corporais sofridas por eles e prevenção de DST e gravidez na adolescência.