REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NA ÓTICA DE ACADÊMICOS INGRESSANTES DE ENFERMAGEM

MARCUS BRENNO FERREIRA DA SILVA

Co-autores: GLEICIKELLY PAULO DE OLIVEIRA, RAYANE MOREIRA DE ALENCAR e KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetiva descrever o conhecimento de ingressantes do curso de Enfermagem de uma determinada instituição de ensino superior (IES). É do tipo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa e utiliza como método o Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 27 acadêmicos, sendo 9 homens e 18 mulheres, com faixa etária de 18 a 30 anos. Emergiram as seguintes categorias de ECH: RCP como PCR; RCP como massagem/manobras que reestabelecem a vida; Não souberam responder. Expressões como "massagem" e "manobras", foram achadas em 69% das representações, referindo-se à compressão do tórax, no entanto, o DSC permitiu extrair a inconstância dos conhecimentos dos acadêmicos. Por conta da metodologia adotada, a análise das descrições dos seres pesquisados foi realizada de forma indireta, a partir da análise do DSC. Percebeu-se entre os entrevistados a sensação de insegurança ao participarem do estudo. Ações educativas, além de contribuírem com a capacitação de acadêmicos e profissionais de enfermagem, poderão colaborar com a diminuição da mortalidade por PCR fora do ambiente hospitalar.