VIVENCIANDO O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

LUARA ABREU VIEIRA

Co-autores: , NÁDYA DOS SANTOS MOURA e MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivou-se descrever as vivências nas aulas de Metodologia da Pesquisa em Enfermagem ministradas aos alunos do Curso de Graduação. Os aspectos relacionados ao uso da metodologia científica como fonte de novos conhecimentos discutidos com os alunos geraram vários momentos de trocas de experiências e proporcionaram diversas observações a respeito do processo de ensino-aprendizagem. O planejamento das atividades a serem desenvolvidas pela equipe de facilitadores bem como a discussão com os alunos permitiram que as atividades pudessem ser executadas e gerassem questionamentos e curiosidade nos alunos a fim de se aprofundar os conhecimentos obtidos nos encontros. As diversas estratégias de ensino com o uso de dinâmicas, seminários e aulas expositivas permitiram uma dinamicidade em sala de aula e maior envolvimento entre facilitadores e alunos. Destacaram-se negativamente as conversas paralelas, falta de atenção, atrasos e faltas que prejudicaram o desenvolvimento científico dos alunos, ressaltando-se a importância dos facilitadores no enfrentamento a estes pontos a fim de contorná-los e torna os momentos atrativos.