EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

LETÍCIA DA SILVA CABRAL

Co-autores: PAULO CÉSAR DE ALMEIDA, ANTONIA REGYNARA MOREIRA RODRIGUES, ALEIDE BARBOSA VIANA, MARIA ADELAIDE MOURA DA SILVEIRA e DAFNE RODRIGUES PAIVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Visa abordar experiências do estágio à docência no Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, suas possibilidades e limites, com o intuito de refletir sobre esta, a partir de um relato coletivo de experiências. Pôde-se evidenciar que o momento proporcionado pelo estágio produz experiências que se traduzem em dimensões interligadas e, são intimamente importantes para a construção desse momento e, não somente, mas para as reflexões sobre estes, que caminharão para o aprendizado. O professor- orientador tem um papel de extrema importância no processo de formação do discente para a atuação no campo docente e, por participar também das construções que acontecem em diferentes vertentes: o preparo do discente-orientando aos enfrentamentos e, ao conjunto das situações a serem vivenciadas em sala de aula.  As experiências vivenciadas junto aos docentes e alunos de graduação em enfermagem são fundamentais para o preparo para a docência de nível superior, por possibilitar discussão problemática e, contextualizada do que é ser professor, suas competências e atribuições. Consideramos que, a formação de um pós graduando de qualidade exige conhecimentos e habilidades específicas para o ensino, uma vez que, não somente a pesquisa, mas a formação de professores qualificados para o nível superior é também uma importante função da pós-graduação.