VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PUÉRPERAS

SIBELE LIMA DA COSTA

Co-autores: ERYJOSY MARCULINO GUERREIRO BARBOSA, NAYARA SOUSA DE MESQUITA e DAFNE PAIVA RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Trata-se de uma pesquisa metodológica que teve o propósito de construir e validar internamente uma cartilha, como ferramenta tecnológica, para o autocuidado de mulheres no pós-parto. A participação dos especialistas permitiu adequação e aprimoramento do material educativo, pois as sugestões destes profissionais foram de grande valia para o aperfeiçoamento da cartilha, agregando conhecimentos e valores à sua versão final. Além disso, tornou possível a validação de conteúdo. Conforme avaliação dos juízes, o conteúdo abordado na cartilha apresenta informações relevantes para o autocuidado de mulheres no pós-parto; é coerente com as necessidades da puérpera; serve como suporte de orientação à puérpera durante a consulta; os temas retratam aspectos-chave que devem ser reforçados; a cartilha pode aumentar conhecimento e prática do autocuidado por puérperas; aborda assuntos necessários a serem discutidos com as puérperas na consulta; e, por fim, os especialistas recomendam a aplicabilidade da cartilha educativa no cotidiano da prática clínica do enfermeiro.