UTILIZAÇÃO DE CATETER PICC EM UTI NEONATAL - HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA EM PEDIATRIA DO NORDESTE

RAYANNE DA SILVA COSTA

Co-autores: ANA VALESKA SIEBRA E SILVA, MARDENIA GOMES FERREIRA VASCONCELOS, MILENA MOURA CHAVES, IASHENA MENDES DE PAULA e LARYSSA SÁ MACHADO
Tipo de Apresentação: Oral

II SIEPS

XX ENFERMAIO

I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM

Fortaleza - CE

23 a 25 de Maio de 2016

Rayanne da Silva Costa1, Mardenia Gomes Ferreira Vasconcelos2, Milena Moura Chaves3, Iashena Mendes de Paula4, Laryssa Sá Machado5, Ana Valeska Siebra e Silva6

1. Universidade Estadual do Ceará - UECE - Curso de Enfermagem - IC/UECE

2. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva Professora Substituta do Curso de Enfermagem Universidade Estadual do Ceará

3. Universidade Estadual do Ceará - UECE -Curso de Enfermagem - PIBIC/CNPq

4. Universidade Estadual do Ceará - UECE -Curso de Enfermagem- FUNCAP/UECE

5. Universidade Estadual do Ceará - UECE -Curso de Enfermagem - IC/UECE
6. Orientadora. Universidade Estadual do Ceará - UECE - Professora do Curso de Enfermagem, Doutoura em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP

rayannescosta@hotmail.com

EIXO I. INTERNACIONALIZAÇÃO DOS SABERES NA PRÁTICA CLÍNICA E NA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM E SAÚDE.

Introdução

O cateter PICC tem sido o largamente empregado no contexto da UTI Neonatal, tendo em vista suas vantagens e baixo índice de complicações quando relacionados com outros catetere. O principal objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização do PICC na UTI neonatal de um hospital público de referência pediátrica do nordeste do Brasil.

Metodologia

Estudo descritivo, transversal, onde foram estudas todas as punções realizadas em recém-nascidos internados durante dois anos, 01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, totalizando 1.000 cateteres, sendo 647 em 2014 e 353 em 2015. A UTI neonatal possui 12 leitos destinado à crianças de 0 a 28 dias, internadas de problemas clínicos e cirúrgicos da mais alta complexidade. Os dados foram processados e analisados através do SPSS versão 20.0. Realizou-se análise descritiva de todas as variáveis, utilizando-se frequências absoluta e relativa para as categóricas e médias, desvio padrão, mínimo e máximo para as contínuas. Variáveis categóricas e contínuas foram confrontadas com os desfechos ou variáveis dependentes a fim de se verificar possíveis associações. O nível de significância adotado em todos os testes foi de 5% (p < 0,05). Foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará e obteve aprovação com parecer de nº 13262413.4.0000.5042.

Resultados e Discussão

Pode-se perceber que a média de cateteres puncionados por dia foi de 3 dispositivos e 1 dispositivo em 2014 e 2015 respectivamente. O tempo de permanência teve uma média de 16 dias em 2014 e de 12 dias de 2015, e a maioria dos cateteres foi retirada por término de tratamento 78,0% em 2014 e 78,19% em 2015. A principal complicação associada ao PICC foi deslocamento do cateter (51,94%), seguida de obstrução (18,18%) e infecção (15,5%). Do total de punção, 83% foram realizadas em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer (<1.500g) e 40,0% destas crianças possuía na ocasião mais de 1 cateter PICC. Houve uma redução de 34,8% das punções do PICC na unidade em 2015, em virtude de problemas associados à empresa fornecedora do cateter. O alto índice de deslocamento do cateter foi mais frequente e estava associado à técnica de estabilização fora do padrão estabelecido no protocolo da instituição (p = 0,012).

Conclusão

Acreditamos que apesar de todos os avanços observados no hospital, principalmente com o time de cateter que foi ampliado, urge a necessidade de melhoria nas práticas de manutenção pela equipe de enfermagem da unidade, tendo em vista o alto índice de não conformidades observadas, que estão muito abaixo do que as vistas em centros mais avançados.

Referências

BARBOSA, M.T.S.R. et al. Indicadores de qualidade na assistência intravenosa em um hospital universitário: uma contribuição da enfermagem.  Rev. Pesqui. cuid. fundamen., Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p.2277-2286, 2015.

SHALABI, M. et al. Risk of infection using peripherally inserted central and umbilical catheters in preterm neonates. Pediatrics, v.136, n.6, p. 1073-9, 2015.

LUCA, H. M. O enfermeiro e a utilização do cateter central de inserção periférica em recém nascidos: contribuições à luz da segurança e bioética. 2015. 104 f. Tese (Doutorado) - Curso de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

CHENG, H.Y, et al. Increased frequency of peripheral venipunctures raises the risk of central-line associated bloodstream infection in neonates with peripherally inserted central venous catheters.  J.Microbiol Immunol Infect.,  v.49, n.2, p.230-236, 2016.