AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL - CEARÁ

LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA

Co-autores: , KARINA OLIVEIRA DE MESQUITA, ANTÔNIA KATIANY NASCIMENTO LINHARES, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS, ROBERTA CAVALCANTE MUNIZ LIRA e IZABELLE MONT'ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

O processo de integração ensino-serviço é considerado importante na consolidação das práticas de ensino nos diversos cenários do Sistema Único de Saúde. O estudo objetiva avaliar o processo de integração ensino-serviço no Sistema Saúde Escola de Sobral, Ceará. Pesquisa documental, com abordagem qualitativa, realizada na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, localizada em Sobral, com o Grupo de Trabalho de Integração Ensino-Serviço, no mês de novembro de 2015. Utilizou-se como referência para coleta de dados o resgate memorial de documentos orientadores do planejamento do processo de trabalho. Os dados foram analisados, dialogados com a literatura disponível e apresentados de forma descritiva. De forma a garantir a confidencialidade dos dados foi apresentada uma carta de anuência ao gestor da Instituição. A análise resultou nas seguintes categorias: Fluxos de inserção dos estudantes no Sistema Saúde Escola de Sobral; Estratégias de fortalecimento da integração ensino-serviço; e Processo de avaliação da integração ensino-serviço. Foi identificado que a instituição possui um fluxo para regulação das práticas que vai desde o levantamento de demandas das atividades acadêmicas, da capacidade instalada dos serviços de saúde, resguardando não somente as diretrizes de educação, mas o respeito aos princípios do SUS na atenção à população. Também é adotado a estratégia do Fórum para fomentar a integração ensino, serviço e comunidade. Conclui-se que a organização da regulação das vivências práticas acontece de maneira sistematizada, contribuindo assim para uma formação mais qualificada dos profissionais e a promoção de um cuidado em saúde de maior qualidade.