OFICINA DE ATUALIZAÇÃO EM IMUNIZAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

IDALINA MARIA MOREIRA BARBOSA

Co-autores: , RAQUEL RODRIGUES DA COSTA , LUZY HELLEN FERNANDES ARAGÃO MARTINS , CHYNTIA TAMARA VIEIRA BARBOSA , ANA CRISTINA TORRES TELES e MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A inserção de acadêmicos de Enfermagem nos serviços básicos de saúde beneficiam os estudantes e também as instituições de saúde devido a diversidade atuações apresentadas por eles, as quais trazem resultados positivos para a valorização, qualificação do serviço e também diminuem a demanda de atividades do profissional enfermeiro. Através desse trabalho tem-se como objetivo relatar a experiência da realização de uma oficina de atualização em imunização para Agentes Comunitários de Saúde da UAPS Edmilson Pinheiro, Fortaleza/CE. O presente Projeto de Intervenção traz a realização de Oficina como proposta para o treinamento de Agente Comunitários de Saúde sobre a temática imunização ancorado na metodologia problematizadora de Paulo Freire. A proposta pedagógica de Paulo Freire recomenda uma ação dialogal entre educadores e educandos para a construção do conhecimento na qual é dada a eles a oportunidade conhecer sua própria história de vida e intervir na sociedade de maneira consciente. O seu método é constituído de três etapas: investigação, tematização e problematização (FREIRE, 2011). Na primeira etapa do método, realizaremos uma "Tempestade Cerebral" sobre o Programa Nacional de Imunização. Na etapa de investigação, professor e aluno, conjuntamente, buscam as palavras geradoras e temas mais significativos, dentro do seu universo vocabular. Em seguida, realizaremos uma explanação sobre o atual calendário vacinal, discutindo com os ACS a indicação, contra-indicação e esquema de doses de todas as vacinas disponíveis no SUS. A etapa de tematização é o momento da tomada de consciência do mundo, analisando os significados sociais dos temas e palavras. No primeiro momento realizamos em conjunto a etapa organização das ideias, onde cada ACS deveria explanar um pouco sobre o motivo da escolha da palavra associada ao PNI. Em seguida houve a exposição dialogada sobre a PNI, contexto histórico, objetivos, curiosidades e novas vacinas. Realizar essa oficina nos possibilitou construir um espaço de integração e partilha de conhecimentos junto aos ACS, além da organização de um guia de bolso que poderá ser utilizado pelos mesmos em seu cotidiano de trabalho. Também foi possível identificar a necessidade de outros momentos como esse para que esses profissionais possam reciclar seus conhecimentos, uma vez que os mesmos durante a oficina demonstraram dificuldade em desenvolver a temática abordada, ratificando a importância da Educação Permanente em Saúde.