PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EGRESSOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM

ANNE KAYLINE SOARES TEIXEIRA

Co-autores: GLÓRIA YANNE MARTINS DE OLIVEIRA, ARIANE ALVES BARROS, NAYARA SOUSA DE MESQUITA, MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES e MARIA CÉLIA DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EGRESSOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM

Glória Yanne Martins de Oliveira¹; Ariane Alves Barros¹; Anne Kayline Soares Teixeira¹; Nayara Sousa de Mesquita¹; Maria Vilani Cavalcante Guedes¹; Maria Célia de Freitas¹.

1. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Fortaleza - CE.

E-mail: gloria_yanne@hotmail.com

EIXO II. SABERES E PRÁTICAS DA ENFERMAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS LOCAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Introdução

A pós-graduação stricto sensu visa à qualificação do profissional para uma prática baseada em evidência científica, em que o processo de familiarização com a pesquisa promove produção de conhecimento, favorecido pelo compromisso e pela competência do profissional. Esse processo educativo está presente na existência humana e o indivíduo busca o saber, quando procura a realização pessoal (ROLIM et al., 2004).

A Enfermagem brasileira ganha espaço e se consolida na formação de recursos humanos em pesquisa com o crescimento em número de programas stricto sensu e com a expansão de cursos, assim como na qualidade da produção de conhecimentos científicos ou tecnológicos avançados, publicados em periódicos de impacto e na formação de recursos humanos qualificados (ROBAZZI, 2010).

No entanto, mesmo com os notórios avanços alcançados, ainda existem muitos desafios a serem superados pelos programas de pós-graduação em Enfermagem, entre eles: expansão qualitativa com redução das assimetrias regionais; reconhecimento da excelência internacional no ensino e na pesquisa; aprimoramento dos critérios de avaliação dos cursos/programas; ampliação do potencial da área para contribuir com a capacitação de recursos humanos e a produção de conhecimento (SCOCHI, 2013).

Diante desse contexto, o estudo apresenta como objetivo descrever o perfil da produção científica de enfermeiros egressos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde quanto à produção científica.

O interesse pela temática emerge da vivência das pesquisadoras que, por estarem inseridas no contexto de um programa de pós-graduação, reconhecem a relevância do perfil dos discentes para o reconhecimento e qualidade da pós-graduação strictu sensu.

Metodologia

Estudo descritivo de cunho retrospectivo e documental, que investigou dados dos egressos do Mestrado do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Pós-Graduação stricto sensu na UECE teve início em 1992 e atualmente conta com 41 cursos de pós-graduação - sendo 10 Doutorados, 18 Mestrados Acadêmicos e 13 Mestrados Profissionais - perfazendo um total de 1.640 alunos. Entre os 10 programas de pós-graduação da universidade, encontra-se o Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE (SOUZA, 2016).

O PPCCLIS possui duas grandes linhas de pesquisa: Fundamentos e Práticas do Cuidado Clínico em Enfermagem e Saúde; e Políticas e Gestão para a Prática Clínica em Enfermagem e Saúde. O programa estuda as práticas de cuidados clínicos em enfermagem e saúde, com base em concepções teórico-filosóficas metodológicas, políticas e gerenciais do cuidado clínico de enfermagem e saúde dirigidas ao ser humano, nas perspectivas individuais e coletivas, e do seu ciclo vital, compreendendo a Enfermagem como uma profissão de prática social, científica, que produz tecnologia e inovação (GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, 2016).

A amostra do estudo foi constituída por 20 egressos, nível mestrado, do PPCCLIS, da UECE, ingressantes no período 2006.1 e 2007.1, período selecionado para investigação corresponde às duas primeiras turmas de mestrado do referido programa.

Os dados foram obtidos por meio da análise dos currículos lattes dos participantes. Para acessar aos dados foi utilizada a Plataforma Lattes que consiste numa plataforma virtual criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições, em um único sistema de informações

Para padronizar a coleta dos dados, foi utilizado um formulário, elaborado pelas pesquisadoras, o qual continha os seguintes pontos a serem pesquisados: participação em grupos de pesquisa, eventos técnicos e científicos, produção científica pós-mestrado e demais contribuições relevantes à comunidade acadêmica.

A coleta ocorreu no mês de abril de 2016 e foi realizada por quatro pesquisadoras. Por se tratar de informações de domínio público e não envolver seres humanos diretamente na coleta dos dados, não foi necessária a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme recomendação do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados e Discussão

Foram investigados 20 pós-graduados do mestrado acadêmico do PPCCLIS, sendo 10 da primeira turma e 10 da segunda turma, em suma maioria do sexo feminino (95%), com média de tempo de graduação até o início do mestrado de 7,8 anos (dp=5,66). A maior parte (75%) dos egressos formou-se em universidades públicas e que 55% destes cursou a graduação na própria instituição de ensino superior em que ingressou como mestrando.

Levando-se em consideração a constante formação profissional e que o ingresso em um curso de mestrado acadêmico pressupõe uma continuação dos estudos a caminho do doutorado, aponta-se que 11 participantes da pesquisa encontram-se inseridos no doutorado ou já o terminaram. Dessa forma, constatou-se que mais da metade dos participantes da pesquisa deram continuidade aos estudos na pós-graduação, o que reflete no interesse dos egressos em prosseguir na carreira acadêmica e contribuir para a produção de conhecimento na área da enfermagem.

Analisando a participação em eventos científicos e/ou palestras nos três últimos anos, obtivemos que 10 egressos não tinham informações acerca deste assunto ou que simplesmente não haviam participado de nenhum evento cientifico nos últimos anos.

Os demais participantes apresentavam informações no currículo quanto a esses dados, evidenciando um predomínio de participação em eventos locais.

A produção de conhecimento em enfermagem é um fator de transformações da prática, pela maior visibilidade e reconhecimento das ações desenvolvidas pelos enfermeiros dentro do serviço (DEPES; PEREIRA, 2013).

Estudos na área apontam que, por um lado, a pesquisa em enfermagem vem aumentando quantitativa e qualitativamente pelo país, por outro lado, referem uma lacuna entre conhecimento científico produzido na área e aplicação à prática profissional, de forma a demonstrar se e como vem ocorrendo essa utilização pelos que atuam no cuidado ou na gestão do cuidar em enfermagem (ALVIM, 2010; PAIM et al, 2010; CABRAL;  TYRREL, 2010; CANEVER et al., 2012) . Dessa forma, se faz importante a realização de pesquisas que respondam, reduzam ou melhorem a situação problema na prática assistencial de forma efetiva nas mais diversas áreas da enfermagem.

A média de publicações dos participantes ficou em torno de 11,1 artigos científicos (dp=13,14). O elevado desvio padrão (dp) demonstra que apenas poucos egressos contribuíram significantemente com produções cientificas ao longo destes anos após a conclusão do mestrado, o que se configura como um fator preocupante, pois reflete no pouco interesse por parte dos egressos em contribuir com a produção de conhecimento de qualidade na enfermagem.

Tem-se o mestrado como dispositivo capaz de provocar, pelo conhecimento proporcionado, mudanças de postura em seus egressos, que por sua vez, poderão provocar transformações nas realidades dos serviços de saúde e de enfermagem pela mobilização do conhecimento científico (DEPES; PEREIRA, 2013).

Outro fator de importância é o nível de classificação que a CAPES oferta a cada periódico, sendo assim, quanto maior a classificação do periódico maior será a pontuação para o programa. Na totalidade tivemos 223 publicações. Observamos a distribuição quantitativa de publicações dos egressos após a conclusão do mestrado, considerando o critério de classificação de periódicos pré-estabelecido pela CAPES.

Constata-se que a maior parte da produção de artigos científicos ficou enquadrada nos periódicos de Qualis B2, que não apresentam um impacto relevante para a comunidade científica e internacionalização do conhecimento. Percebe-se a necessidade de publicação da produção científica dos egressos em periodicos Qualis de maior impacto, pois representa a elaboração de pesquisas de qualidade que contribuem para a visibilidade e desenvolvimento da enfermagem. A produção de conhecimento é um marco para o saber da enfermagem e valoriza a profissão (MENDES et al., 2015).

Além disso, estudos mostram a necessidade dos pós-graduandos em publicar mais trabalhos em periódicos internacionais para maior visibilidade dos estudos. A publicação internacional vem sendo cada vez mais necessária, configurando-se como uma ação de grande valia que introduz um crescimento para o profissional, proporcionando maior visibilidade da profissão e dos estudos na área. Pode-se precisar que o governo brasileiro vem estimulando estudantes na formação stricto sensu - mestrado e doutorado - inclusive na criação de concretas e possíveis parcerias internacionais, que geram produção científica a partir de trocas baseadas em pesquisas e publicações em cooperação entre os envolvidos. (FASSARELLA; SILVA; FIGUEIREDO, 2013).

Os demais tipos de publicações dos egressos resumem-se em: 3 egressos possuem capítulos de livros publicados, sendo que um destes possui 3 capítulos de livros; 1 possui um livro completo publicado; 2 possuem notícias publicadas e apenas 3 participaram de palestras e/ou cursos no período indicado. Dos egressos, 8 além de publicar em periódicos científicos também são avaliadores ad hoc de periodicos.

Conclusão

Destacaram-se dados relevantes como: profissionais enfermeiros experientes na profissão; mais da metade dos mestrandos provinham da própria instituição de ensino superior; 11 deles estavam inseridos ou já concluíram o doutorado, sentindo-se assim estimulados a manter-se na vida acadêmica; quanto à participação em eventos científicos, houve predomínio de participação em eventos locais; referente a publicações de artigos científicos, houve média de publicação com 11,7 artigos (dp: 13,22), destacando-se as revistas com Qualis B2.

Avaliar criticamente os pontos em questão nos leva a refletir estratégias que devem ser adotadas e estimuladas pelos Programas de Pós-Graduação no que se referem a aspectos que precisam ser trabalhados. Uma das reflexões está relacionada à atualização do currículo lattes, visto que, apenas a metade havia atualizado o currículo lattes no ano corrente. Esse fato também se apresentou como uma das limitações do estudo, já que a coleta dos dados foi realizada unicamente por meio das informações disponíveis no currículo lattes.

Referências

ALVIM, N. A. T. Produção e difusão do conhecimento científico da enfermagem na atualidade: desafios e implicações na formação e qualificação do enfermeiro. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v.14, n.1, pp.07-09, 2010.

CABRAL, I. E.; TYRREL, M. A. R. Pesquisa em enfermagem nas Américas. Rev. Bras. Enferm. [Internet]; v.63, n.1, pp.104-10, 2010. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a17.pdf. [citado 2016 abr 26]

CANEVER, B. P. et al.. Produção do conhecimento acerca da formação do enfermeiro na América Latina. Rev. Gaucha Enferm. [Internet]; v.33, n4, pp211-220, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/ article/view/25449/23973. [citado 2016 Abr 26]

CEARÁ.Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Disponível em: http://www.uece.br/cmacclis/ Acesso em: 12 abril 2016.

DEPES, V.B.S.; PEREIRA, W.R. Mobilização do conhecimento científico por egressos de um mestrado em enfermagem. Ver. Gaúcha Enferm. v.34, n.4, pp.84-90, 2013.

FASSARELLA, C.S.; SILVA, L.D., FIGUEIREDO, M.C.B. Doutorado em enfermagem em regime de cotutela internacional: uma possibilidade a ser experimentada. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v.21, esp.1, pp.682-6, dez, 2013.

MENDES, A.L.T.M. et al. Curso de mestrado da escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação. Esc.Anna Nery Rev. Enferm., v.19, n.1, pp.11-17, jan-mar 2015.

ROBAZZI, M.L.C.C. O desempenho da pós-graduação stricto sensu em Enfermagem e a busca pela excelência [Editorial]. Rev. Latino-am. Enfermagem [Internet], v.18, n.5, set-out, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n5/pt_01.pdf. Acesso em: 12 abril 2016.

ROLIM, K.M.C. et al. O perfil dos egressos de um programa de pós-graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v.8, n.1, pp. 455-63, abr 2004.

SCOCHI, C. G. S. et al. Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas. Rev. Bras. Enferm. [online]; v.66, n.spe, pp.80-89, 2013.  Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea11.pdf [acesso em: 12 abril 2016]

SOUZA JT de. I Seminário de Integração de Integração da Pós-Graduação Stricto Sensu da UECE. A Pós-Graduação no Brasil e na UECE. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2016. 51 slides.

PAIM, L. et al. Desafios à pesquisa em enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. v. 14, n. 2, p. 386-390, 2010.