PAPEL DO CURSO DE ENFERMAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOSÉ ARNALDO MOREIRA DE SOUSA

Co-autores: LEILIANE TEIXEIRA MENDES, MARIA SARA MONTE DE ARAÚJO, BEATRIZ ALENCAR DE OLIVEIRA, ANA CÉLIA SALDANHA DOS SANTOS e SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

PAPEL DO CURSO DE ENFERMAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

José Arnaldo Moreira de Sousa1

Leiliane Teixeira Mendes1

Maria Sara Monte de Araújo1

Beatriz Alencar de Oliveira1

Ana Célia Saldanha dos Santos1

Samuel Ramalho Torres Maia2

 

INTRODUÇÃO: A educação em saúde requer essencialmente o envolvimento da saciedade a fim de melhorar sua qualidade de vida. Educar é uma exaustiva tarefa social, emancipatória, capaz de reorientar a humanidade. A educação transforma o homem em ser social e histórico e possibilita formar novas gerações através da transmissão de conhecimentos, valores e crenças. Permite o desenvolvimento de uma consciência crítica que o torna capaz de transformar a realidade. Assim, a educação deve chegar a todos, objetivando formar seres humanos que caminhem em busca de seus sonhos, da felicidade individual e social, lutando por mais qualidade de vida. Nesse aspecto trabalhar a educação em saúde nas escolas é de fundamental importância já que a escola é uma das possíveis referências em educação em todo país. No entanto, campanhas de conscientização que abordem doação de órgãos nestes espaços são escassas, carecendo de projetos pedagógicos que visem a promoção da saúde como um bem estar público. Dentre os assuntos pertinentes à doação, destacam-se as córneas. Atualmente, existem mais de 500 pessoas à espera de um transplante no estado do Ceará, carecendo urgentemente de doações. Entretanto, para doar é necessário conscientizar a família, parentes e amigos para a causa. Nesse contexto destaca-se o papel da universidade em colaborar com a educação básica, levando uma informação verdadeira e capaz de forma indivíduos conscientes e mais humanos. A enfermagem vem se destacando em seu papel educativo se tornando este um grande potencial a colaborar com a formação desses indivíduos, uma vez que, a formação de um ser humano tem seu principal alvo a sua própria educação, socialização em diferentes campos, e nesse sentido a educação em saúde é uma ferramenta a ser desenvolvida em sala de aula a fim de conscientizar, formar futuros cidadãos dentro de valores éticos, morais e sociais. OBJETIVO: Realizar uma campanha de divulgação sobre a doação de córneas em escolas públicas de Fortaleza-CE. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência de atividade da disciplina "Projeto interdisciplinar I", de curso de Graduação em Enfermagem de instituição de ensino superior Faculdade Ateneu Fortaleza-CE. O Projeto teve como proposta de trabalho a temática "Doação de Córnea." Para tanto uma grande mobilização foi realizada pelos alunos do curso de Enfermagem entre os meses de agosto e novembro do ano de 2015. Foram feitas visitas em duas escolas de Fortaleza e apresentada a proposta de nossa temática para a direção das escolas. Foram marcadas um total de seis palestras em dias e horários alternativos. Para a realização das palestras foram utilizados recursos de mídias como Datashow, vídeo educativo sobre doação de córnea, maquete de um globo ocular e folders. Cada palestra durou cerca de 1 hora. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as seis palestras, 400 alunos foram contemplados. Percebeu-se a carência de informação sobre a temática doação de córnea, pois antes de começar a introduzir o tema de nosso trabalho muitos alunos ficaram surpresos ao divulgar a quantidade de pessoas na lista de espera, por um transplante, de córnea, além disso, os alunos relataram que era a primeira vez que um grupo discente palestrava em sua escola sobre essa temática, o que despertou na vida dos alunos de enfermagem a certeza que está próximo a escola o curso de graduação em enfermagem pode ter grande impacto positivo na formação destes. Com tudo, ao longo das palestras houve uma grande interação entre os alunos de enfermagem e os alunos das escolas, envolvendo debates pertinentes com relatos de casos e vivências pessoais. Foi entregue para cada aluno um informativo contendo esclarecimentos sobre os processos de doação de córnea, nesse momento foi pedido que os entregassem para seus familiares e falasse da campanha sobre conscientização. Após as palestras os alunos reportaram a importância da interação entre ensino superior e ensino básico. A clareza com que se espera a informação verdadeira e sincera por parte da saúde, possibilitou observar que trabalhar um indivíduo em processo de formação é essencial, pois uma educação de qualidade passa por vários degraus, e um deles é a educação em saúde que pode ser melhorada com o engajamento do ensino superior. A maioria sentiu-se acolhido e confiante sobre as informações repassadas pelos discentes, bem como a coordenação das escolas enfatizou o engajamento do ensino superior como uma fonte de inspiração a colaborar com a educação dos alunos com uma temática tão rica e preocupante para a sociedade e acima de tudo trabalhar a conscientização que é algo fundamental para a formação do indivíduo há evidencias de esquecimento e abandono por parte de órgãos públicos deixando como segundo plano a construção de indivíduos e o meu social o qual este está inserido. Percebemos que diante de tantos jovens existe a sede de conquista pelo saber, essa que se contrapõe as inúmeras dificuldades de se trabalhar em condições não favoráveis, sendo esta um resultado de uma humanidade que tem sofrido os maus tratos para com a educação pública e com o profissional educador, entretanto a riqueza que o conhecimento vem impulsionar a essa geração ira refletir nas gerações futuras, e isso permiti observar que a educação em saúde quando considerada uma potente ferramenta de educação implicara diretamente na qualidade da saúde publica, social e individualizada. CONCLUSÃO: O ensino superior é uma arma poderosa para transformação de uma sociedade, principalmente quando se trabalha a educação em saúde em instituições multiplicadoras de saberes. A nossa temática sobre a conscientização apresentada de forma de divulgação na formação básica, se mostrou um grande desafio, contudo, a seriedade e o compromisso em colaborar com a sociedade é essencial e vem colaborar com milhares de pessoas que precisam de um transplante.

 

 

Palavra Chave - Conscientização, Escola, Divulgação