APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

ADRYANE APARECIDA CÂMARA CAVALCANTE LIMA

Co-autores: DÉBORA ANDRADE DO VALE , BRUNA KARINE AMORIM DA COSTA, LARYSSA SÁ MACHADO, RAYSSA VERA CAMELO e MARIA LÍGIA SILVA NUNES CAVALCANTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

INTRODUÇÃO: A área de urgência e emergência tem exigido dos enfermeiros uma nova forma de atuação, tornando-se necessário o rompimento com um modelo de trabalho tradicional cujas tarefas, em sua maioria, são baseadas no modelo de assistência biomédico e centradas em rotinas e tarefas, o qual não tem dado solução às necessidades humanas do paciente crítico.  A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um direcionamento do Processo de Enfermagem, onde ocorre o desenvolvimento e organização do trabalho da equipe pela qual o enfermeiro é responsável. A SAE permite detectar as prioridades de cada paciente quanto as suas necessidades, fornecendo assim, uma direção para as possíveis intervenções e soluções das necessidades humanas presentes. Diante disso o estudo objetiva identificar a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em unidades de urgência e emergência. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura, com levantamento de dados bibliográficos realizado no período de agosto de 2015, nas bases de dados SCIELO, LILACS E BDENF, e BVS a fim de identificar artigos científicos publicados no período de 2009 a 2013. Os descritores utilizados foram "Processo de Enfermagem", "Serviço hospitalar em emergência" e "Enfermagem". RESULTADOS: Dos cinco artigos selecionados todos trazem a SAE como necessária na atuação do enfermeiro. Apesar de trazerem a lotação dos serviços como motivo para a não realização da SAE. CONCLUSÃO: Os estudos mostraram que para que o profissional enfermeiro possa construir sua identidade no campo da assistência é necessário que abandone tudo que o torne submisso a outra(s) classe (s) e utilize o planejamento, o conhecimento e o raciocínio critico e reflexivo como pilares de estruturação de valores.