TRABALHO PARA PRÊMIO; EIXO II
ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA WEB RÁDIO
Raimundo Augusto Martins Torres¹;
Isabele Taumaturgo Mororó²;
Mário Serafim da Silva Neto³;
Beatriz Aragão Vieira³
Talyta Martins Neves²
RESUMO
O objetivo foi analisar os discursos das juventudes sobre os benefícios da atividade física ao participarem do Programa Em Sintonia com a Saúde na Web Rádio AJIR. Trabalho desenvolvido com jovens da rede CUCA, do Mondubim, no Estado do Ceará, um projeto de educação em saúde em ambiente virtual, organizado por docentes e discentes da Universidade Estadual do Ceará. O programa abordou os benefícios da atividade física como prática de promoção de uma vida com mais saúde.
Palavras chaves: promoção de saúde; comunicação em saúde; enfermagem.
_______________________________________________________________
¹ Graduação em enfermagem, mestre em educação em saúde coletiva; doutorado em educação pela universidade; professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará- UECE. Fortaleza
² Graduanda do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza (isabelemororo@hotmail.com)
³ Graduando em Educação Física da Universidade estadual do Ceará - UECE, Fortaleza
Eixo II. Saberes e práticas da enfermagem em diferentes contextos locais, nacionais e internacionais.
INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea a presença das tecnologias digitais está facilitando os processos comunicacionais em diversas áreas sociais. No entanto, com este avanço tem notados um campo ociosos pelo usos de equipamentos tecnológicos e pela acesso ao consumismo que leva a população a desinformação e ao comodismo. Isto pode ser visto no campo da saúde onde há presença de pessoas obesas tem aumentado consideravelmente em nosso país.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), alertou que crianças e adultos em todo o mundo estão realizando cada vez menos atividades físicas. Esta tendência tem sérios riscos para a saúde e para a expectativa de vida e também no desempenho das crianças nas salas de aula e dos adultos no trabalho e na sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica essa tendência como uma pandemia que causa a morte de 3,2 milhões de pessoas por ano (MINISTERIO DA SAÚDE, 2015).
Contudo, práticas de desenvolvimento de uma cultura de atividades físicas podem ajudar nas modificações destes quadros de adoecimentos com geração de demandas para o Sistema de Saúde dada as consequências da vida sedentária. Por isso, a preocupação em analisarmos os discursos das juventudes sobre os benefícios da atividade física ao participarem do programa sobre saúde na web rádio, pois segundo Sanchez (2014, p. 101), "a educação para a saúde baseia-se na utilização de materiais, recursos e técnicas de ensino, no qual vão desde o tradicional aos emergentes, tais como novas tecnologias de informação e comunicações (TIC)". Estas, no contexto atual, são representadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) apensadas ao território virtual da internet, em sua maior abrangência, permitindo transpor fronteiras geofísicas (TORRES, 2015).
A Web Rádio AJIR que é uma emissora de comunicação digital na internet inseri-se neste contexto das TDIC, pois dissemina conhecimentos acadêmicos e populares atuando em múltiplos territórios. Iniciativa construída pela articulação entre Associação dos Jovens de Irajá (AJIR) com inter-relação com o Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) e apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará- UECE. O canal dispõe de uma variada programação, como web aulas, seminários, debates, cursos, entrevistas e entretenimento. As difusões de conteúdo são realizadas ao vivo com áudio e vídeo emitido pela Web TV, ambos no próprio site. É utilizado para a comunicação interativa com os jovens ouvintes as redes sociais e programas de comunicação online, tais como, o Skype, whatsapp, twitter, facebook e mural de recados na página da web rádio na internet. Assim, essa forma de educação com uso das tecnologias digitais na internet, possibilita uma amplo alcance, pois a cada transmissão um convidado diferente é chamado para debater os mais variados temas da saúde, que geralmente são profissionais, mestres ou doutores, que esclarecem assuntos relacionados com o tema abordado. O público central é, em sua grande maioria são os jovens, que participam através das escolas vinculadas, como também aqueles que se mostram interessados através da divulgação dos programas nas redes sociais.
O programa Em sintonia com a saúde é realizado as quartas-feiras, em uma sala estúdio na UECE, com duração de uma hora (das 16h às 17h). O grupo que produz o programa é composto de alunos bolsistas e voluntários dos cursos de enfermagem, educação física e computação, os convidados que sistematizam as atividades realizadas, são específicos para cada temática. Cumpre-se uma escala e há um rodízio nas tarefas desempenhadas no estúdio entre os alunos, a cada quarta-feira, durante o programa. Os discentes envolvidos operam filmagem, locução, divulgação do programa, mobilização das redes sociais e demaismeios de comunicação on-line com os ouvintes (Skype, Facebook, Whatsapp) e edição do conteúdo gerado.
Além de desempenharem uma função de representantes da emissora com os jovens que estão nas escolas participantes a fim de integrá-los de forma interativa com essa iniciativa inovadora de difusão de conhecimento.
OBJETIVO
Analisar os discursos das juventudes sobre os benefícios da atividade física na promoção da saúde ao participarem do Programa Em Sintonia com a Saúde na Web Rádio AJIR.
METODOLOGIA
Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das interações realizadas no Programa em Sintonia com a Saúde (S@S), veiculado pela Web Radio AJIR no ano de 2015. O programa foi produzido por estudantes do curso de graduação em Enfermagem, Educação Física, Computação e Letras no estúdio da Web Rádio, situado na UECE e acompanhado em tempo real por jovens do CUCA do Modumbin, em Fortaleza, que interagiram sincronicamente enviando perguntas, promovendo um debate a respeito do tema. As perguntas foram problematizadas pelo convidado professor Dr. Andre Accioly que estuda e pesquisa o tema o benefício da atividade física na promoção da saúde. Esta pesquisa vincula-se ao projeto guarda-chuva: Tecnologias Digitais e Educação em Enfermagem: a experiência de utilização da Web Rádio AJIR como ferramenta pedagógica na formação dos educandos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (No. FR 424380/2011).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Sabe-se que as práticas de atividades físicas são de grande importância para a manutenção do organismo, aliada a uma alimentação saudável, ela é capaz de reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, entre outras; como as atividades físicas contribuem para um equilíbrio emocional e são causadoras de bem-estar e amenizam o estresse causado pela rotina diária.
Para os jovens, incentivar a prática de atividades físicas traz muitas vantagens, pois, desde cedo eles podem adquirir hábitos que transforem sua vida; "estimular esta prática em crianças e adolescentes é importante para uma vida adulta mais ativa" (IBGE, 2012).
No programa foram abordados assuntos, através de perguntas como "quais os benefícios da atividade física?"; "uma pessoa obesa pode fazer exercícios físicos?"; "quem tem depressão, pode fazer exercício físico?"; "diferença entre exercício físico x atividade física"; "diabético pode fazer exercício físico?".
O programa sempre se busca estimular os jovens a interagirem com a temática abordada, visto que dessa forma, os mesmo se sentem mais envolvidos com as temáticas e instigados a procurarem a esclarecer suas dúvidas e abrangerem os seus conhecimentos, tendo isso em vista, o programa da web rádio, é uma importante ferramenta de conhecimento e comunicação entre os jovens, uma vez transmitida via internet, pode ser acessada em qual quer lugar, dessa forma cria-se um vínculo maior com o público jovem, que a cada dia encontra-se mais conectado com as tecnologias.
A Enfermagem é uma profissão que abrange em sua formação tanto disciplinas da saúde, quanto da educação em saúde e esta se constitui como uma prática de cuidado dentro das suas principais atuações. "O enfermeiro desenvolve ações de prevenção primária no controle da obesidade através de ações educativas" (LUNA, et al., 2013, p. 395). Portanto, promover a prática e conscientizar aos jovens sobre a importância das atividades físicas, deve ser uma das atribuições do cuidado educativo de Enfermagem juntamente com interdisciplinaridade no cuidado a esse público, ocorrendo à necessidade de se apropriar de uma linguagem e instrumentos que são mais utilizados por estes sujeitos. Atualmente, a internet é um dos meios de comunicação mais utilizados pelo público jovem, onde compartilham informações e adquirem muitos conhecimentos.
Assim, o tema benefícios da atividade física como promoção da saúde tem sido muito propalado nas discussões na contemporaneidade, dado sua implicação com dimensão mais social ao levar todo conhecimento aos jovens, onde os mesmos terão que assimilar o debate acerca do programa e aderir, no seu cotidiano, às estas práticas para um benefício que transforma qualitativamente as condições de suas vidas. Tal mudança de vida é uma forma de cuidar de si e do mundo onde vivem, tendo em vista que "a promoção de saúde, ao tornar-se parte de certo número de atos de verdade, [são] meios necessários para melhorar a saúde e o autogoverno de uma comunidade" (BERNARDES, et al., 2016, p. 3).
Contudo, é nesta perspectiva da promoção da saúde coletiva que na Web Rádio AJIR produz diálogos sempre envolvidos com temáticas atuais praticando e uma linguagem acessível a todos os públicos, possibilitando, dessa forma a melhor maneira de informar e comunicar o cuidado em saúde ao seu público.
CONCLUSÃO
A utilização da Web Rádio AJIR como uma ferramenta de disseminação de conhecimento e promoção de saúde foi bastante efetiva, levando para os jovens a oportunidade de aprender mais sobre sua saúde e tirar dúvidas pessoais sobre a temática, já que através das tecnologias eles ficam mais à vontade e apresentam seus questionamentos mais livremente.
Este canal de comunicação digital na internet abordou temáticas atuais e de extrema importância sobre as demandas de educação em saúde, não apenas pelos jovens, mas para toda a população, na qual precisam ser alertadas sobre os benefícios que as atividades físicas como forma de prevenção e tratamento de doenças, tendo em vista que estas práticas podem impactar na redução do risco de doenças cardíacas e fortalecimento dos ossos, diminuição da probabilidade de osteopatias, entre outros. Assim, estes diálogos pelo virtual/digital levou conhecimentos para as juventudes escolares e do CUCA, pois são espaços privilegiados para difusão de informação sobre a importância da prática de atividade física na promoção de uma vida com mais saúde (IBGE, 2012).
Assim, a prática de atividade física proporciona momentos de lazer e integração, além de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a auto-estima. Isto, contudo, quando estimulado via a comunicação em saúde pode potencializar mudanças relevantes nas praticas de atividades e exercícios físicos, bem como elevar o nível de qualidade de vida de uma população.
REFERENCIAS
BERNARDES, A.G. et al. Psicologia e regimes de verdade nas práticas de promoção da saúde. Rev. Psicol., v.28, n.1, p. 2-8, Rio de Janeiro, jan./abr., 2016.
BRASIL, IBGE. Análise dos resultados. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/2012/comentarios.pdf>. Acesso em: 08 maio 2016.
BRASIL, Portal. Unesco incentiva aulas de educação física nas escolas. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/unesco-incentiva-aulas-de-educacao-fisica-nas-escolas>. Acesso em: 08 maio 2016.
LUNA, I.T. et al. Obesidade juvenil com enfoque na promoção da saúde: revisão integrativa. Rev. Gaúcha Enferm. (Online), v. 32, n. 2, p. 394-401, Porto Alegre, jun., 2011.
SANCHEZ, J.H. Uso e integração das TIC em dois serviços de saúde de bem estar universitário. Para promoc. Saúde, v.19, n.1, p. 99-113, Manizales, jan./jun., 2014.
TORRES, R.A.M. et al. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform., v. 7, n. 2, p. 58-61, abr./jun., 2015.
ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA WEB RÁDIO
Raimundo Augusto Martins Torres¹;
Isabele Taumaturgo Mororó²;
Mário Serafim da Silva Neto³;
Beatriz Aragão Vieira³
Talyta Martins Neves²
RESUMO
O objetivo foi analisar os discursos das juventudes sobre os benefícios da atividade física ao participarem do Programa Em Sintonia com a Saúde na Web Rádio AJIR. Trabalho desenvolvido com jovens da rede CUCA, do Mondubim, no Estado do Ceará, um projeto de educação em saúde em ambiente virtual, organizado por docentes e discentes da Universidade Estadual do Ceará. O programa abordou os benefícios da atividade física como prática de promoção de uma vida com mais saúde.
Palavras chaves: promoção de saúde; comunicação em saúde; enfermagem.
_______________________________________________________________
¹ Graduação em enfermagem, mestre em educação em saúde coletiva; doutorado em educação pela universidade; professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará- UECE. Fortaleza
² Graduanda do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza (isabelemororo@hotmail.com)
³ Graduando em Educação Física da Universidade estadual do Ceará - UECE, Fortaleza
Eixo II. Saberes e práticas da enfermagem em diferentes contextos locais, nacionais e internacionais.
INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea a presença das tecnologias digitais está facilitando os processos comunicacionais em diversas áreas sociais. No entanto, com este avanço tem notados um campo ociosos pelo usos de equipamentos tecnológicos e pela acesso ao consumismo que leva a população a desinformação e ao comodismo. Isto pode ser visto no campo da saúde onde há presença de pessoas obesas tem aumentado consideravelmente em nosso país.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), alertou que crianças e adultos em todo o mundo estão realizando cada vez menos atividades físicas. Esta tendência tem sérios riscos para a saúde e para a expectativa de vida e também no desempenho das crianças nas salas de aula e dos adultos no trabalho e na sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica essa tendência como uma pandemia que causa a morte de 3,2 milhões de pessoas por ano (MINISTERIO DA SAÚDE, 2015).
Contudo, práticas de desenvolvimento de uma cultura de atividades físicas podem ajudar nas modificações destes quadros de adoecimentos com geração de demandas para o Sistema de Saúde dada as consequências da vida sedentária. Por isso, a preocupação em analisarmos os discursos das juventudes sobre os benefícios da atividade física ao participarem do programa sobre saúde na web rádio, pois segundo Sanchez (2014, p. 101), "a educação para a saúde baseia-se na utilização de materiais, recursos e técnicas de ensino, no qual vão desde o tradicional aos emergentes, tais como novas tecnologias de informação e comunicações (TIC)". Estas, no contexto atual, são representadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) apensadas ao território virtual da internet, em sua maior abrangência, permitindo transpor fronteiras geofísicas (TORRES, 2015).
A Web Rádio AJIR que é uma emissora de comunicação digital na internet inseri-se neste contexto das TDIC, pois dissemina conhecimentos acadêmicos e populares atuando em múltiplos territórios. Iniciativa construída pela articulação entre Associação dos Jovens de Irajá (AJIR) com inter-relação com o Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) e apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará- UECE. O canal dispõe de uma variada programação, como web aulas, seminários, debates, cursos, entrevistas e entretenimento. As difusões de conteúdo são realizadas ao vivo com áudio e vídeo emitido pela Web TV, ambos no próprio site. É utilizado para a comunicação interativa com os jovens ouvintes as redes sociais e programas de comunicação online, tais como, o Skype, whatsapp, twitter, facebook e mural de recados na página da web rádio na internet. Assim, essa forma de educação com uso das tecnologias digitais na internet, possibilita uma amplo alcance, pois a cada transmissão um convidado diferente é chamado para debater os mais variados temas da saúde, que geralmente são profissionais, mestres ou doutores, que esclarecem assuntos relacionados com o tema abordado. O público central é, em sua grande maioria são os jovens, que participam através das escolas vinculadas, como também aqueles que se mostram interessados através da divulgação dos programas nas redes sociais.
O programa Em sintonia com a saúde é realizado as quartas-feiras, em uma sala estúdio na UECE, com duração de uma hora (das 16h às 17h). O grupo que produz o programa é composto de alunos bolsistas e voluntários dos cursos de enfermagem, educação física e computação, os convidados que sistematizam as atividades realizadas, são específicos para cada temática. Cumpre-se uma escala e há um rodízio nas tarefas desempenhadas no estúdio entre os alunos, a cada quarta-feira, durante o programa. Os discentes envolvidos operam filmagem, locução, divulgação do programa, mobilização das redes sociais e demaismeios de comunicação on-line com os ouvintes (Skype, Facebook, Whatsapp) e edição do conteúdo gerado.
Além de desempenharem uma função de representantes da emissora com os jovens que estão nas escolas participantes a fim de integrá-los de forma interativa com essa iniciativa inovadora de difusão de conhecimento.
OBJETIVO
Analisar os discursos das juventudes sobre os benefícios da atividade física na promoção da saúde ao participarem do Programa Em Sintonia com a Saúde na Web Rádio AJIR.
METODOLOGIA
Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das interações realizadas no Programa em Sintonia com a Saúde (S@S), veiculado pela Web Radio AJIR no ano de 2015. O programa foi produzido por estudantes do curso de graduação em Enfermagem, Educação Física, Computação e Letras no estúdio da Web Rádio, situado na UECE e acompanhado em tempo real por jovens do CUCA do Modumbin, em Fortaleza, que interagiram sincronicamente enviando perguntas, promovendo um debate a respeito do tema. As perguntas foram problematizadas pelo convidado professor Dr. Andre Accioly que estuda e pesquisa o tema o benefício da atividade física na promoção da saúde. Esta pesquisa vincula-se ao projeto guarda-chuva: Tecnologias Digitais e Educação em Enfermagem: a experiência de utilização da Web Rádio AJIR como ferramenta pedagógica na formação dos educandos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (No. FR 424380/2011).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Sabe-se que as práticas de atividades físicas são de grande importância para a manutenção do organismo, aliada a uma alimentação saudável, ela é capaz de reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, entre outras; como as atividades físicas contribuem para um equilíbrio emocional e são causadoras de bem-estar e amenizam o estresse causado pela rotina diária.
Para os jovens, incentivar a prática de atividades físicas traz muitas vantagens, pois, desde cedo eles podem adquirir hábitos que transforem sua vida; "estimular esta prática em crianças e adolescentes é importante para uma vida adulta mais ativa" (IBGE, 2012).
No programa foram abordados assuntos, através de perguntas como "quais os benefícios da atividade física?"; "uma pessoa obesa pode fazer exercícios físicos?"; "quem tem depressão, pode fazer exercício físico?"; "diferença entre exercício físico x atividade física"; "diabético pode fazer exercício físico?".
O programa sempre se busca estimular os jovens a interagirem com a temática abordada, visto que dessa forma, os mesmo se sentem mais envolvidos com as temáticas e instigados a procurarem a esclarecer suas dúvidas e abrangerem os seus conhecimentos, tendo isso em vista, o programa da web rádio, é uma importante ferramenta de conhecimento e comunicação entre os jovens, uma vez transmitida via internet, pode ser acessada em qual quer lugar, dessa forma cria-se um vínculo maior com o público jovem, que a cada dia encontra-se mais conectado com as tecnologias.
A Enfermagem é uma profissão que abrange em sua formação tanto disciplinas da saúde, quanto da educação em saúde e esta se constitui como uma prática de cuidado dentro das suas principais atuações. "O enfermeiro desenvolve ações de prevenção primária no controle da obesidade através de ações educativas" (LUNA, et al., 2013, p. 395). Portanto, promover a prática e conscientizar aos jovens sobre a importância das atividades físicas, deve ser uma das atribuições do cuidado educativo de Enfermagem juntamente com interdisciplinaridade no cuidado a esse público, ocorrendo à necessidade de se apropriar de uma linguagem e instrumentos que são mais utilizados por estes sujeitos. Atualmente, a internet é um dos meios de comunicação mais utilizados pelo público jovem, onde compartilham informações e adquirem muitos conhecimentos.
Assim, o tema benefícios da atividade física como promoção da saúde tem sido muito propalado nas discussões na contemporaneidade, dado sua implicação com dimensão mais social ao levar todo conhecimento aos jovens, onde os mesmos terão que assimilar o debate acerca do programa e aderir, no seu cotidiano, às estas práticas para um benefício que transforma qualitativamente as condições de suas vidas. Tal mudança de vida é uma forma de cuidar de si e do mundo onde vivem, tendo em vista que "a promoção de saúde, ao tornar-se parte de certo número de atos de verdade, [são] meios necessários para melhorar a saúde e o autogoverno de uma comunidade" (BERNARDES, et al., 2016, p. 3).
Contudo, é nesta perspectiva da promoção da saúde coletiva que na Web Rádio AJIR produz diálogos sempre envolvidos com temáticas atuais praticando e uma linguagem acessível a todos os públicos, possibilitando, dessa forma a melhor maneira de informar e comunicar o cuidado em saúde ao seu público.
CONCLUSÃO
A utilização da Web Rádio AJIR como uma ferramenta de disseminação de conhecimento e promoção de saúde foi bastante efetiva, levando para os jovens a oportunidade de aprender mais sobre sua saúde e tirar dúvidas pessoais sobre a temática, já que através das tecnologias eles ficam mais à vontade e apresentam seus questionamentos mais livremente.
Este canal de comunicação digital na internet abordou temáticas atuais e de extrema importância sobre as demandas de educação em saúde, não apenas pelos jovens, mas para toda a população, na qual precisam ser alertadas sobre os benefícios que as atividades físicas como forma de prevenção e tratamento de doenças, tendo em vista que estas práticas podem impactar na redução do risco de doenças cardíacas e fortalecimento dos ossos, diminuição da probabilidade de osteopatias, entre outros. Assim, estes diálogos pelo virtual/digital levou conhecimentos para as juventudes escolares e do CUCA, pois são espaços privilegiados para difusão de informação sobre a importância da prática de atividade física na promoção de uma vida com mais saúde (IBGE, 2012).
Assim, a prática de atividade física proporciona momentos de lazer e integração, além de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a auto-estima. Isto, contudo, quando estimulado via a comunicação em saúde pode potencializar mudanças relevantes nas praticas de atividades e exercícios físicos, bem como elevar o nível de qualidade de vida de uma população.
REFERENCIAS
BERNARDES, A.G. et al. Psicologia e regimes de verdade nas práticas de promoção da saúde. Rev. Psicol., v.28, n.1, p. 2-8, Rio de Janeiro, jan./abr., 2016.
BRASIL, IBGE. Análise dos resultados. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/2012/comentarios.pdf>. Acesso em: 08 maio 2016.
BRASIL, Portal. Unesco incentiva aulas de educação física nas escolas. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/unesco-incentiva-aulas-de-educacao-fisica-nas-escolas>. Acesso em: 08 maio 2016.
LUNA, I.T. et al. Obesidade juvenil com enfoque na promoção da saúde: revisão integrativa. Rev. Gaúcha Enferm. (Online), v. 32, n. 2, p. 394-401, Porto Alegre, jun., 2011.
SANCHEZ, J.H. Uso e integração das TIC em dois serviços de saúde de bem estar universitário. Para promoc. Saúde, v.19, n.1, p. 99-113, Manizales, jan./jun., 2014.
TORRES, R.A.M. et al. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform., v. 7, n. 2, p. 58-61, abr./jun., 2015.