AVALIAÇÃO DOS DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE TABAGISMOS ATRAVÉS DA WEB RÁDIO AJIR

GEICIANE FONTELES DA SILVA

Co-autores: RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, YAGO MARQUES OLIVEIRA e SARA DE SOUSA RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Introdução

Atualmente sabe-se que o tabagismo é um costume que foi adotado por muitas pessoas e que consiste no uso de tabaco, esse consumo é possível de diversas formas que vão desde o tabaco mascável até o cigarro elétrico. O tabagismo tem sido alvo de muitas campanhas do Ministério da Saúde e OMS que visam erradicar esse costume na população por que além de inalar fumaça, se for usado com o cigarro, o tabaco contém diversas substancias que são maléficas ao organismo destacando a nicotina que age como um estimulante neuronal causando dependência q consequentemente aumenta o consumo dessa droga sendo esse um fator de risco para doenças cardiopulmonares e do trato respiratório como um todo. O principal método usado para a erradicação do uso de tabaco na população brasileira, além da oferta de medicamentos que diminuem os sintomas de abstinência, é a educação em saúde, por conta da suscetibilidade da população a diversos fatores de risco de doenças recorrentes e graves. Promove conhecimento para a população sobre o impacto do tabagismo no meio ambiente e no organismo, não somente dos usuários mas dos chamados fumantes passivos sobre os malefícios do uso e sobre os benefícios do abandono desse costume. Com base nesse conhecimento o projeto Web Rádio AJIR abordou esse tema no programa Em Sintonia com a Saúde. Sendo aberto ao público, mas tendo foco em promover a discussão com as juventudes nas escolas, promovendo uma ponte desses sujeitos com a Universidade Estadual do Ceará. Mediante as justificativas de quê a prevalência do tabagismo por crianças e jovens é alta, e que existem diversos fatores sociais que fazem com que o indivíduo comece a fumar, como busca por aceitação social, procura de novas formas de sentir prazer, influencias familiares de pessoas da família que fumam a venda ilegal de cigarros para menores de 18 anos além da publicidade que estimula esse uso, foi percebido que é importante essa abordagem com os jovens. "Ademais, crianças, adolescentes e jovens têm sido expostos cada vez mais precocemente aos fatores de risco, especialmente ao tabagismo. A maioria dos fumantes se torna dependente até os 19 anos. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica. Conhecedores das estatísticas, os fabricantes de produtos derivados de tabaco desenvolvem estratégias diversas para aliciar adolescentes e jovens para repor o seu mercado consumidor." (BRASIL, 2015). Diante disso o presente estudo tem como objetivo avaliar os discursos das juventudes com a abordagem sobre tabagismo pelo projeto de extensão Web Rádio AJIR da Universidade Estadual do Ceará.

Metodologia

Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com 20 jovens de duas escolas do Ceará que participaram do Programa em Sintonia com a Saúde (S@S), através da Web Radio AJIR com tema Tabagismo: educação e prevenção em setembro de 2015. O programa foi produzido por estudantes de graduação em Enfermagem, Educação Física, Computação e Letras no estúdio da Web Rádio localizado na UECE e acompanhado em tempo real, com áudio e vídeo, por jovens através do site da emissora digital. O programa contou também com a participação de um convidado para problematizar a temática do Tabagismo. Os dados foram apresentados em quadros com as temas abordados no em 2015, assim como as perguntas-discursos sobre tabagismos, pois estas constituem dizeres e fazeres destes sujeitos na constituição de seus saberes e práticas sobre Tabagismo. Este estudo integra o projeto guarda-chuva: Tecnologias Digitais e Educação em Enfermagem: a experiência de utilização da Web Rádio AJIR como ferramenta pedagógica na formação dos educandos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (No. FR 424380/2011)

 

Resultados e Discussão

Em 2015 foram realizados 27 programas ao vivo, com 653 participantes de 05 instituições de dois estados nordestinos, Ceará e Piauí. Nestes programas os temas abordados foram: em 2015.1 - Dengue (02), HPV(02), Tuberculose (01), Sarampo (01), Gravidez (01), Sexualidade (01), Relações de Gênero(01), Diversidade Sexual (01), Métodos Contraceptivos (01), Câncer de Colo(01), Câncer de Mama(01), Saúde e ambiente(01), Hanseníase(01). E em 2015.2 - Saúde do Homem (01), Câncer de Mama(01), Hanseníase(01), Métodos Contraceptivos(01), Viroses(01), Cultura de Paz(02), Drogas(01), Primeiros Socorros(01), HIV/AIDS(01), Hepatites (01), Tabagismos(01). Neste último os jovens demonstraram interesse no tema, por envolver uma situação muito comum, mas que não é muito abordada, assim eles discutiram, conversaram, podendo assim sanar suas dúvidas. Foram cinco perguntas-discursos feitas pelos participantes das quais 03 envolviam a preocupação da relação existente entre tabagismo com o vício que está relacionado principalmente à presença de nicotina e 02 delas estavam relacionadas com os danos que este costume pode acarretar à saúde inclusive de mulheres gravidas. Eles fizeram essas perguntas a partir das discussões iniciadas com a mediação do convidado para debater o tema no programa, no entanto, mostraram raciocínio crítico desenvolvido no decorrer do programa que fez com que quatro jovens respondessem corretamente à pergunta âncora: Qual o órgão do corpo mais afetado pelo cigarro? (Quadro 1). Muitos participantes se sentiram acanhados em fazer perguntas e participar mais ativamente, no entanto, através dos estudantes que mobilizam campo(escolas) na recepção do programa, foi possível perceber que aprenderam e que tiveram suas dúvidas sanadas por meio das discussões feitas no decorrer do programa.
Quadro 1: Dados do programa "Em sintonia com a saúde" do projeto Web Rádio Ajir com o tema: Tabagismo: Dialogando com os jovens nas escolas.

Data

Tema

Pergunta âncora

Nº de alunos

Perguntas

 

23/09/2015

 

Tabagismo: Dialogando com os jovens nas escolas

 

Qual o órgão do corpo mais afetado pelo cigarro?.

 

21

1. Qual a proporção da população brasileira que pode ser considerada dependente da nicotina?

2. O cigarro realmente causa dependência? Qual a melhor maneira de se referir ao uso do cigarro?

3. O que acontece quando o jovem começa a fumar cedo tem mas riscos de ter cancer no pulmao cedo?

4. O tabagismo leva a vicio?

5. Oq o fumo traz para uma mulher gravida?

 

 

Conclusão

O tabagismo tem uma prevalência muito grande entre crianças e jovens, assim faz-se necessário uma abordagem mais específica de educação em saúde com este público. O método de comunicação dialógica utilizado pelo na emissora digital, Web Rádio AJIR, com a abordagem sobre tabagismo fez com que se ressaltasse o interesse das juventudes, pois o uso de tecnologias de comunicação via internet vem sendo cada vez mais incorporado no cotidiano de toda população, tendo em vista ser uma forma interessante de ter essa abordagem de educação em saúde, pois se visa exatamente isso, qual seja, procurar questões e instrumentos do cotidiano de cada população para que o aprendizado seja eficiente contribuindo assim para a melhoria da saúde da coletiva do povo. Os jovens se sentiram incentivados em desenvolverem um raciocínio crítico sobre o que esta sendo abordado e a transmitir o conhecimento que adquiriram para a rede social em que estão inseridos.