VIOLÊNCIA NO TERRITÓRIO: LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

IDALINA MARIA MOREIRA BARBOSA

Co-autores: MARIA ALICE DE OLIVEIRA DA SILVA e MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A Estratégia Saúde da Família que nasceu com a aposta no vínculo como potencialidade para o cuidado, na adscrição de uma clientela a um dado território para se equalizar esforços e conhecer com propriedade as pessoas que produzem e reproduzem coisas aí enfrenta dificuldades. Nesse movimento, trata-se de uma produção local, onde muitas vezes encontra limites para se concretizar. Essas dificuldades perpassam as questões da violência, mas esta infelizmente tem sido a realidade não apenas nos territórios da ESF, mas em todo o país. A pesquisa teve uma abordagem de natureza qualitativa do tipo exploratória, buscando-se captar a dinâmica e a complexidade do objeto em seu contexto histórico imediato tendo, portanto, o ambiente social como fonte privilegiada de dados. O estudo foi realizado em um Centro de Saúde da Família (CSF) pertencente a Regional III (SER III) de Fortaleza.  A coleta de dados foi realizada em Dezembro de 2015.  Participaram da pesquisa quatro Técnicas de Enfermagem e duas Auxiliares de Consultório Dentário do Centro de Saúde da Família Recamonde Campelo pertencente a Regional III de Fortaleza. A coleta foi composta por dois momentos: no primeiro momento, realizamos um questionário sociodemográfico. No segundo momento, foi realizada uma entrevista semiestruturada. Os aspectos éticos e legais envolvendo seres humanos foram respeitados onde a privacidade e o anonimato dos participantes serão garantidos. Após a aceitação em participar do estudo, os participantes assinarão as duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, mas antes, receberão informações sobre os objetivos do estudo e a relevância do mesmo. O estudo é parte integrante do projeto intitulado ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA CAPITAL DE GRANDE PORTE DA REGIÃO NORDESTE: cartografia da macro e micropolítica, que obteve aprovação do Comitê de ética da Universidade Estadual do Ceará com a Numeração 1.040.368, 2015. O tratamento do material empírico foi orientado pela análise de conteúdo temática das entrevistas com base em Minayo (2013), desta forma foi utilizado os passos sugeridos pela autora que constou na ordenação dos dados, classificação e análise final dos mesmos. A análise de conteúdo temática consiste em descobrir núcleos de sentido, que conformam à comunicação advinda do material empírico, recortada pelo sentido do texto e não da forma, dando significado às dimensões analítico propostas para o estudo. Operacionalmente a análise de temática desdobra-se em três etapas, conforme aponta Minayo (2013): pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. a violência no território tem sido um impasse nas visitas domiciliares, pois os mesmo tem que adentrar ao território para prestar assistência à população. Outro ponto observado é que em meio a essas questões que surgem é a vulnerabilidade que os jovens estão submetidos, onde no relato da trabalhadora os mesmo não tem nenhum equipamento social para que possam ter momentos de lazer ou outras atividades. É um grande desafio para os sujeitos envolvidos na ESF em lhe dar com essas linhas de tensões que muitas vezes perpassam o setor saúde, mas que estão intimamente ligadas a uma assistência integral a saúde, pois essas demandas vão aparecer, vão manifestar - se em sinais ou sintomas fisiológicos ou de ordem psicológica e que de qualquer forma vão se concretizar no cotidiano desses profissionais. Desta forma conclui - se que a violência surge como um entrave para as ações dentro comunidade aonde os trabalhadores vão incertos e apreensivos pela sua segurança. O que podemos fazer para superar esse desafio? Ele perpassa o setor saúde, mas o atinge diretamente. Uma reflexão e estudos mais aprofundados são necessários para que se buscar estratégias para intervir nesse cenário.