POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM
Izaildo Tavares Luna1
Laís Evandro de Castro Martins2
Carlos Colares Maia3
Anny Giselly Milhome da Costa4
Patrícia Neyva da Costa Pinheiro5
INTRODUÇÃO
No século passado, durante a década de 70, iniciaram-se os estudos acerca da temática "homem e saúde" nos Estados Unidos da América. Depois, na década de 90, esses estudos continuaram sob uma nova perspectiva, na qual se abordava o modelo do ser saudável e do ser doente entre os homens, levando à reflexão sobre a necessidade de entender-se a masculinidade para a criação de ações de saúde que abordassem o homem de forma integral.
OBJETIVO
Realizar um comparativo acerca das políticas voltadas a saúde do homem no Brasil e no mundo.
METODOLOGIA
Trata-se de pesquisa documental. Para realizar a busca dos documentos, foram estabelecidos os critérios de inclusão: países de língua oficial inglês, francês, espanhol ou português e que contivessem uma política pública direcionada à saúde do homem e que esta estivesse disponível online. Da busca inicial 89 países foram selecionados, no entanto, ao focar a disponibilidade online dos documentos restaram 4 países: Brasil, Canadá, Austrália e Irlanda. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento com o seguinte questionamento: quais os princípios e diretrizes contidos na política?
RESULTADOS
Os princípios da política brasileira abrangem as questões masculinas de forma geral, enquanto que os objetivos visam melhorar a relação do serviço de saúde pública com o homem. No que concerne à política canadense, valoriza-se mais as questões de gênero, tanto nos princípios quanto nos objetivos. Já no que se refere a política australiana engloba as questões de gênero, a elaboração de pesquisas e o foco nas ações preventivas. Em relação à política da Irlanda é focada em três áreas prioritárias, além de uma atuação diferenciada nos diferentes estágios de vida. No Brasil o Pacto pela Vida estabeleceu compromissos sanitários prioritários e apontou a Saúde do Homem como uma das metas principais. No Canadá a saúde do homem surgiu como algo natural ao desenvolvimento das ações voltadas para a saúde pública do país. O Governo australiano criou a Rede Nacional de Saúde e Hospitais e foi a partir dessa rede que a política pública, voltada à saúde do homem, foi desenvolvida, sendo implantada em 2010. Já a Irlanda garante ao sujeito, à família e à comunidade a melhor qualidade de saúde disponível (CANADA, 2007; IRLANDA, 2008; AUSTRALIA, 2009; BRASIL, 2009).
CONCLUSÕES
Conclui-se que a Política voltada à Saúde do Homem no Brasil enfrenta entraves relativos ao campo financeiro e administrativo do Governo o que dificultam a sua implementação. A política canadense apresenta um forte planejamento, apesar de não dispor de indicadores específicos de avaliação, e atribui grande importância às normas de gênero. Já a política irlandesa adota estratégias que promovem o engajamento de toda a comunidade na condução das ações da política de saúde do homem, requerendo o comprometimento de todos os setores do Governo nessa missão, configurando como o primeiro país do mundo a planejar uma política voltada, exclusivamente, à saúde masculina. A política de saúde do homem australiana, utiliza aspectos importantes na boa condução de uma política pública, apesar de não dividir responsabilidades setoriais nem elencar programas de intervenção.
REFERÊNCIAS
AUSTRÁLIA. Department of Health and Ageing. Developing a Men's Health Policy for Australia: Setting the scene. Austrália, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Brasília, 2009.
CANADÁ. Health Canada. Inclure des hommes et des garçons dans la lutte contre les inégalités de genre en matière de santé. Canadá, 2007.
IRLANDA. Department of Health and Children. National Men's Health Policy 2008 - 2013: Working with Men in Ireland to Achieve Optimum Health & Wellbeing. Irlanda, 2008.