ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA PELO ENFERMEIRO A PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

JOSE FILIPE DA SILVA

Co-autores: JOSÉ FILIPE DA SILVA, PATRÍCIA MARÇAL DA COSTA, LARISSA ROCHA PEREIRA e ROLCHELE MARIA GOMES FERREIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

José Filipe da Silva1

Patrícia Marçal da Costa2

Larissa Rocha Pereira3

Rolchele Maria Gomes Ferreira4

Introdução

O trabalho do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é extremamente importante, pois, além de gerenciar a equipe de enfermagem do setor, ele cuida, intensamente dos pacientes necessitados de atendimento. Além disso, faz-se necessário um cuidado holístico, humanizado aos pacientes em UTI. De acordo com Campos e Melo (2011), devido à intensa assistência a pacientes internados em UTI, por meio de aparatos tecnológicos permeada pelo modelo biomédico, faz necessária uma assistência mais integrada e humanizada pelo enfermeiro, levando em conta que o paciente não é apenas um corpo biológico, mas sim uma harmonia entre o corpo orgânico e seus sentimentos.

Objetivos

Compreender os cuidados e descrever a importância da assistência prestada pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva.

Metodologia

Esse estudo foi construído através do levantamento de dados encontrados na literatura. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados da SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) onde foram consultados artigos originais e de revisão sobre o tema "Assistencia de Enfermagem em UTI", sendo esse tema o critério de inclusão e o de exclusão as demais temáticas não pertinentes ao assunto.

Resultados

Observou-se na literatura que o papel do enfermeiro em uma Unidade de tratamento Intensivo consiste primeiramente em obter a historia do paciente, realizar o exame físico, executar tratamento, aconselhar e orientar a condução da manutenção da saúde dos doentes para a perfeita continuidade do tratamento. Os enfermeiros de UTIs devem, ainda, aliar à fundamentação teórica (imprescindível) o trabalho, o discernimento, a iniciativa, a habilidade de ensino, maturidade e estabilidade emocional (CAMELO, 2012, P.03). No entanto, "O cuidado não se restringe apenas a uma ação técnica no sentido de fazer, executar um procedimento, mas também no sentido de ser, expresso de forma atitudinal, pois é relacional" (NASCIMENTO; TRENTINE, 2009, p.251). Sendo assim, a humanização é uma medida que visa, sobretudo, tornar efetiva a assistência ao indivíduo criticamente doente, considerando-o como um ser biopsicossocioespiritual, levando em consideração que a enfermidade vivenciada por uma pessoa não afeta somente o seu físico, mas afeta inclusive a sua própria identidade (PINHO; SANTOS, 2009). Alguns enfermeiros acreditam que a melhora das enfermidades de seus pacientes/clientes depende, exclusivamente, de se executar uma técnica precisa, seguir-se padrões com frieza e exatidão. Em contrapartida, outros acreditam que uma boa assistência deve ser prestada dentro de uma visão holística, na qual a solidariedade e a benevolência para com o próximo são imprescindíveis para a valorização do ser humano.

1 Graduando de Enfermagem na Universidade Estadual do Ceará

2 Profª. Ph.D / Departamento de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

3 Graduanda de Enfermagem na Universidade Estadual do Ceará

4 Graduanda de Enfermagem na Universidade Estadual do Ceará

Conclusão

Os cuidados prestados pelo enfermeiro a pacientes em Unidades de Terapia Intensiva são de suma importância, pois, além desse profissional gerenciar a equipe de enfermagem do setor, ele cuida dos pacientes necessitados de atendimento. Além disso, para uma boa prática assistencial é preciso haver um cuidado mais holístico visando não apenas os cuidados físicos e biológicos, mas também, aqueles de caráter psicológico e social, promovendo, dessa forma, uma assistência integrativa.

Referencias

CAMPOS, L.F.; MELO, M.R.A.C. Assistência em enfermagem na perspectiva  da clínica ampliada em uma Unidade Terapia Intensiva. Rev. Gaúcha Enferm. v.32, n.1, p.189-193, mar., 2011.

CAMELO, S.H.H. Competência profissional do enfermeiro para atuar em Unidade de Terapia Intensiva: uma visão integrativa. Rev. Latino-Am. Enferm. v.20, n.1, p.01-09, jan.-fev., 2012.

NASCIMENTO, E.R.P.; TRENTINI, M. O cuidado de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Rev. Latino-Am. Enferm. v.12, n.2, p.250-257, mar.-abr., 2009.

PINHO, L.B.; SANTOS, S.M.A. Dialética do cuidado humanizado na UTI: contradições entre o discurso e a prática profissional do enfermeiro. Rev. Esc. Enferm. USP. v.42, n.1, p.66-72, fev., 2009.