FATORES QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AO CLIENTE NEONATAL

ALESSANDRA ROCHA DE SOUZA CAVALCANTE

Co-autores: ALESSANDRA ROCHA DE SOUZA CAVALCANTE, CAMILA SANTOS DO COUTO, ANA WALKYRIA LIMA MESQUITA BRAGA, KAMILA FERREIRA LIMA e CONCEIÇÃO DE MARIA DE ALBUQUERQUE
Tipo de Apresentação: Pôster

Introdução:

A qualidade assistencial da enfermagem no processo de recuperação do cliente neonatal envolve o enfermeiro, o cuidador e o cliente, cada qual com papéis bem definidos no cenário do atendimento. Na definição desses papéis, o enfermeiro atua como o gestor que coordena e gerencia o desenvolvimento do processo de assistência ao cliente, sendo também responsável pela avaliação da infraestrutura necessária no que diz respeito ao contexto hospitalar (BARBOSA, 2008). Nos pensamentos de D´Innocenzo (2010), para se avaliar a qualidade assistencial ao cliente neonatal, é necessário o entendimento da participação do profissional de enfermagem como uma prestação de serviços, com todas as suas características envolvidas.

Objetivo:

Dessa forma o estudo objetivou identificar os fatores que interferem diretamente na qualidade do serviço prestado ao cliente neonatal.

Metodologia:

Estudo do tipo exploratório e descritivo de natureza qualitativa, desenvolvido na Unidade Neonatal (UN) de um Hospital Distrital da Rede Pública, localizado em Fortaleza-Ce. Participaram sete enfermeiros da UN, sendo adotados os seguintes critérios de inclusão: enfermeiros que atuem diretamente e realizem os procedimentos aos recém-nascidos internados. A coleta de dados ocorreu no período de agosto e setembro de 2012, através de observação não participante e entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo a análise temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza sob parecer nº 98.128.

Resultados:

Após a descrição cuidadosa das entrevistas por meio do agrupamento e classificação das falas, identificaram-se os núcleos temáticos, surgindo às categorias: Comprometimento da qualidade dos serviços; e Saúde neonatal como agente motivador da assistência. As participantes aludiram os fatores relevantes ao comprometimento da qualidade tais como: quantitativo de pessoal, espaço físico, superlotação, excessivo de estudantes, humanização, qualidade do material e rotatividade de profissionais. Entretanto o quantitativo de pessoal e a estrutura física foram os fatores de maior destaque. As enfermeiras ao serem questionadas acerca das motivações para execução de suas atividades apontaram a participação no processo de melhoria e evolução relacionadas à saúde do neonato como fator motivacional; e relataram que o que as motivam é o "gostar do que faz", de ajudar a quem precisa.

Conclusão:

O estudo identificou fatores que interferem diretamente na qualidade do serviço prestado ao cliente neonatal. Percebe-se que há de se refletir quanto à pluralidade dos elementos constituintes da qualidade em saúde por parte da conscientização de todos os profissionais de saúde atuantes na área neonatal, dos responsáveis legais dos neonatos e das instituições de saúde, a fim de consolidar uma política efetiva de qualidade.

Referências:

BARBOSA, L.R.; MELO, M.R.A.C. Relações entre qualidade da assistência de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. bras. enferm., Brasília, v 61, n. 3, junho de 2008. Acesso em 10 de abril de 2012.

D'INNOCENZO, M. et al. Indicadores, auditoria, certificações: ferramentas de qualidade para gestão em saúde. Martinari, 02. ed. São Paulo, 2010.