PROCESSO DE ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA O CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM

PETRA KELLY RABELO DE SOUSA

Co-autores: KARLA CORRÊA LIMA MIRANDA, LÚCIA DE FÁTIMA DA SILVA, MARIA CÉLIA DE FREITAS e MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES
Tipo de Apresentação: Oral

INTRODUÇÃO

A fundamentação científica da enfermagem se consolida a partir da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como meio de organizar o ambiente de trabalho, e do processo de enfermagem, como método para orientar as ações de enfermagem, permitindo identificar os problemas de saúde dos pacientes e estabelecer um plano de intervenções para atender as necessidades encontradas. Para a aplicação desse processo, é importante que o enfermeiro utilize uma base teórica para fundamentar suas ações, que o oriente na coleta de dados, no estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem, no planejamento de suas intervenções e na avaliação dos resultados alcançados. Como referencial teórico para a elaboração desse estudo, foi utilizada a teoria de Dorothea Orem.

Aplicar o processo de enfermagem fundamentado na teoria do autocuidado de Orem.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, realizado em janeiro de 2014, com um docente integrante de uma universidade pública no município de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada e realização do exame físico. O estudo teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob o processo de Nº 446.753. Foram respeitados todos os aspectos éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos preconizados pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

RESULTADOS

A partir do histórico de saúde e da realização do exame físico, a assistência de enfermagem teve início com a identificação dos déficits de autocuidado apresentados pelo indivíduo, com base nos domínios da taxonomia Nanda: nutrição; promoção da saúde e atividade/repouso. Os déficits identificados permitiram a elaboração de quatro diagnósticos de enfermagem: nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais; risco de glicemia instável; estilo de vida sedentário e insônia. No planejamento, foram traçados os resultados esperados e, durante a implementação da assistência, foram realizadas as seguintes intervenções: orientar quanto ao consumo de alimentos adequados e alimentação fracionada; orientar quanto ao monitoramento da glicemia; orientar quanto à prática de atividade física; encorajar o indivíduo a iniciar o exercício; orientar o indivíduo para adaptar o ambiente para promover o sono; encorajar o indivíduo a estabelecer uma rotina ao deitar, de modo a facilitar a transição do estado de alerta ao estado do sono.

CONCLUSÃO

A aplicação do processo de enfermagem baseado na teoria do autocuidado de Orem permitiu uma melhor sistematização da assistência, visto que a teoria embasou a tomada de decisão para a implementação de cada etapa do processo de enfermagem.

REFERÊNCIAS

DOCHTERMAN, J. M. C.; BULECHEK, G. M. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). Porto Alegre: Artmed. 2008.

NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2012-2014. Porto Alegre: Artmed, 2013.