EXPERIÊNCIA EM REDE: USO DE UMA WEB RÁDIO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM JUNTO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

ANTONIO EMANUEL MARTINS BEZERRA

Co-autores: ANTONIO EMANUEL MARTINS BEZERRA, LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU, GLÍCIA MESQUITAMARTINIANO MENDONÇA, MARIA ADELANE MONTEIRO DA SILVA e RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Descrever as ações de estudantes de enfermagem na promoção do cuidado em saúde com jovens escolares a partir do uso de uma Web Rádio junto ao Programa Saúde na Escola (PSE). Foram acompanhados e observados 22 "web-seminários" que contaram com a participação ativa de 72 alunos distribuídos em seis escolas do município de Hidrolândia-CE. Como resultado o enfermeiro pode com o uso da ferramenta digital, ampliar o seu poder de voz como tecnologia de escuta, possibilitando, espaço ao sujeito (ser de cuidado), a oportunidade de linguagem e autonomia para que ele possa promover a sua saúde, interligando outros saberes da educação num processo de cuidado clínico ampliando, distante de um modelo biomédico, fragmentado e curativista, melhorando a qualidade da assistência de enfermagem e oportunizando a diminuição de riscos ao sujeito/paciente. Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Enfermagem. Saúde na Escola.