CUIDADOS DE ENFERMAGEM E A SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA

VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI

Co-autores: RITA MÔNICA BORGES STUDART e ISLENE VICTOR BARBOSA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

INTRODUÇÃO

A segurança do paciente, definida como o ato de evitar, prevenir e melhorar os resultados adversos ou as lesões originadas no processo de atendimento médico-hospitalar, tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde em todo o mundo (RIGOBELLO et al., 2012). Neste interim, a prestação de assistência ao paciente tem exigido da enfermagem uma atuação extremamente complexa, evocando a necessidade da mesma se capacitar cientificamente e se comprometer eticamente com ações sistêmicas de avaliação e prevenção, diminuindo o aparecimento de eventos adversos (VARGAS; LUZ, 2010).

 

OBJETIVO

Identificar e analisar a produção científica de enfermagem acerca dos cuidados de enfermagem para a promoção da segurança do paciente.

 

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com pesquisa de artigos nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS). Utilizaram-se os descritores "segurança do paciente", "processos de enfermagem" e "cuidados de enfermagem", de forma cruzada. A seleção dos artigos foi realizada no mês de março de 2014. Os critérios de inclusão: artigos de periódicos nacionais e internacionais, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês, francês e espanhol, publicados no período compreendido entre 2009 e 2014. Foram identificados 99 artigos, contudo, somente 11 se enquadravam nos critérios de inclusão. Os dados foram organizados e tabulados para análise. A discussão dos dados deu-se à luz da literatura e foram apresentados de forma descritiva.

 

RESULTADOS

No intuito de fornecer uma assistência segura e com qualidade ao paciente, a enfermagem baseia seus cuidados em dez passos: identificação do paciente; cuidado limpo e seguro; conexões corretas de cateteres e sondas; cirurgia segura; administração segura de sangue e hemocomponentes; paciente envolvido com sua própria segurança; comunicação efetiva; prevenção de queda e úlceras por pressão; e segurança na utilização de tecnologias (RIGOBELLO et al., 2012). São medidas de cuidados de enfermagem: utilização do Processo de Enfermagem (PE); uso de instrumentos de avaliação da segurança do paciente, efeitos adversos e omissão dos cuidados; capacitação da equipe de enfermagem; pesquisas relacionadas às situações de risco e avaliação dos incidentes relacionados aos cuidados de enfermagem (VARGAS; LUZ, 2010; MATTOX, 2012; RIGOBELLO et al., 2013).

 

CONCLUSÃO

Verificou-se que a enfermagem é uma profissão de destaque no que se refere à segurança do paciente nos mais variados cuidados. Essa atribuição representa grande desafio visto que exige um trabalho em conjunto com a equipe multiprofissional. Espera-se do enfermeiro que sua tomada de decisão       vise sempre a segurança do paciente e que possua uma prática embasada na pesquisa e na prática baseada em evidências.

 

REFERÊNCIAS

MATTOX, E.A. Strategies for improving patient safety: linking task type to error type. Critic Care Nurse, v.32, n.1, 2012.

RIGOBELLO, M.C.G.; CARVALHO, R.E.F.L.; CASSIANI, S.H.B.; GALON, T.; CAPUCHO, H.C.; DEUS, N.N. The climate of patient safety: perception of nursing professionals. Acta Paul Enferm., v.25, n.5, p.728-35, 2012.

VARGAS, M.A.O.; LUZ, A.M.H. Práticas seguras do/no cuidado de enfermagem no context hospitalar: é preciso pensar sobre isso e aquilo. Enfermagem em Foco, v.1, n.1, p.23-7, 2010.