INTRODUÇÃO
A educação em saúde é uma ferramenta de grande importância para a produção de conhecimento e promoção de estilos de vida saudáveis que possam trazer benefícios aos indivíduos, devendo permear todas as ações da equipe multiprofissional de saúde. Nesse sentido, as ações da equipe de saúde têm como objetivo a atuação interdisciplinar, onde o enfermeiro desempenha papel de suma importância principalmente no cuidado a pessoas em situação de diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). (SOARES et al., 2009; CUSTÓDIO et al.,2011; MELO, 2013; MENEZES et al., 2013).
OBJETIVO
Analisar o processo de educação em saúde a pacientes em situação de diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS).
METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão bibliográfica que se constitui como etapa de aproximação e aprofundamento à temática do projeto intitulado "Avaliação do Impacto do Ensino Clínico de Enfermagem no Cuidado a Saúde ao Usuário e Cuidador em Situação de Doenças Crônicas: Diabetes Mellitus E Hipertensão Arterial" que será desenvolvido pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Saúde do Adulto e Família. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE E LILACS, no período de março a abril de 2014. Para a seleção do material foram utilizados os descritores educação em saúde, diabetes mellitus e hipertensão. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos, teses, dissertações ou livros disponíveis na íntegra, em português, com publicação compreendida entre 2009 e 2014, e que possuíssem delimitação de público alvo os adultos. Foram excluídos os estudos que, após lidos na íntegra, não estavam diretamente relacionados à temática em estudo. Ao final, foram selecionados 5 (cinco) estudos, que foram organizados a partir da temática central, procedendo-se a análise do material.
RESULTADOS
A bibliografia encontrada trouxe a necessidade da educação em saúde como um fator que promove a construção do conhecimento para que o paciente tenha uma maior autonomia no seu processo de cuidado. Foram apontados como pontos relevantes desse processo a promoção da conscientização do indivíduo para a necessidade da adesão ao tratamento, a adesão a um estilo de vida mais saudável que busca prevenir agravos e complicações, além de ser uma ferramenta facilitadora na construção da confiança do indivíduo junto ao profissional de saúde.
CONCLUSÃO
O processo educativo em saúde mostra-se como uma importante ferramenta na prática dos profissionais de saúde, possibilitando a construção do conhecimento e promoção da saúde dos pacientes com DM e HAS. No entanto, diante dos resultados, sabe-se que essa prática que deve ser cada vez mais difundida e valorizada.
REFERÊNCIAS
CUSTÓDIO, I.R. et al. Perfil sociodemográfico e clínico de uma equipe de enfermagem portadora de Hipertensão Arterial. Rev. Bras. Enferm. Brasília, v. 64, n. 1, p. 18 - 24, 2011.
MELO, L.P. Análise biopolítica do discurso oficial sobre educação em saúde para pacientes diabéticos no Brasil. Saúde Soc. São Paulo, v. 22, n. 4, p. 1216-1225, 2013.
MENEZES, T.M.O. et al. Grupo educativo com dispensação de medicamentos: Uma estratégia de adesão ao tratamento da hipertensão arterial e do diabetes mellitus. Rev. Baiana de Saúde Pública. Bahia, v. 36, n. 1, p. 148-158, 2013.
SOARES, L.C. et al. Educação em Saúde na modalidade grupal: Relato de experiência. Cienc. Cuid. Saúde. Maringá, v. 8, n. 1, p.118-123, 2009.