PERCEPÇÕES DE GESTANTES SOBRE OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PRÉ- NATAL PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

FRANCISCA SAMARA SOUSA ALVES

Co-autores: FRANCISCA SAMARA SOUSA ALVES, JACIELLE SALAZAR BRAGA, MARIA CRISTIANE DA SILVA, JULIANA VIEIRA FIGUEIREDO e ANA VIRGÍNIA DE MELO FIALHO
Tipo de Apresentação: Oral

INTRODUÇÃO

O aleitamento materno exclusivo representa a maneira mais natural e adequada de alimentação dos recém-nascidos, sendo sua prática uma forma eficaz de trazer benefícios para a saúde física e mental materno-infantil (BATISTA, 2009). Nessa perspectiva, a preparação pré-natal realizada por profissionais qualificados e atividades educacionais contribui de forma direta para a adoção ao aleitamento como a melhor forma de garantir a saúde da criança e o bem-estar da mulher (AGRELI, 2009). Dentre esses profissionais, destaca-se o trabalho do enfermeiro na equipe de saúde, que realiza o acompanhamento da gestante durante todo o período pré-natal, trabalhando na promoção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e do aleitamento complementado por até dois anos de idade ou mais. Assim, justifica-se a necessidade de conhecer as percepções maternas sobre o cuidado de enfermagem para a promoção do aleitamento materno durante o período pré-natal, o que poderá favorecer uma reflexão dos enfermeiros sobre sua prática assistencial e contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado clínico de enfermagem às gestantes, além de contribuir para o estabelecimento e manutenção do aleitamento materno.

OBJETIVOS

Descrever as percepções maternas acerca do cuidado de enfermagem no pré-natal para a promoção do aleitamento materno.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), situada na zona leste do município de Teresina, PI. Os sujeitos da pesquisa foram 17 gestantes, maiores de 18 anos de idade, independente do número de semanas de gestação, que estavam em acompanhamento pré-natal por enfermeiro (a) na UBS, com no mínimo duas consultas. Essa pesquisa foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Paulista sob CAAE 19355813.5.0000.5512. Os dados foram coletados através de entrevista com roteiro semi-estruturado, que continha dados de identificação do sujeito e duas questões guias: fale livremente sobre como você percebe o cuidado de enfermagem durante o pré-natal para a promoção da amamentação; comente acerca do cuidado de enfermagem sobre a amamentação durante o pré-natal. Para análise das informações foram seguidas as etapas recomendadas pela técnica de análise temática de conteúdo de Minayo.

RESULTADOS

Identificou-se a satisfação da maioria das mulheres por receberem cuidados do enfermeiro durante o pré-natal. Nesse cuidado, o enfermeiro exerce ações de incentivo, apoio e promoção do aleitamento mater­no, atuando como facilitador, sensibilizador e aconselhador. Segundo os depoimentos das mulheres en­trevistadas, elas referiram ter recebido orientações no pré-natal, no momento mais indicado e conveniente. O cuidado de enfermagem para promoção do aleitamento também foi percebido como a oferta de orientações sobre o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida da criança e complementado por até dois anos, os benefícios da amamentação na prevenção de doenças da infância e a posição correta para amamentar. Ademais, as orientações eram oferecidas de maneira individual no memento da consulta e em grupo, por meio de palestras educativas. Apesar de a grande maioria identificar esse cuidado realizado pelo enfermeiro, duas gestantes relataram não ter recebido orientações em nenhum momento da gestação sobre o aleitamento materno.

CONCLUSÃO

O cuidado de enfermagem foi percebido de maneira satisfatória pela maioria das gestantes. Apenas duas das entrevistadas não perceberam o cuidado de enfermagem na promoção do aleitamento materno, afirmando não terem recebido nenhuma orientação acerca desta atividade. O enfermeiro é o profissional que acompanha a gestante durante todo o período pré-natal, cabendo a ele, trabalhar visando reduzir os índices de desmame precoce, contribuindo para um aleitamento materno eficaz. Portanto, não basta que esse profissional tenha conhecimentos básicos e habilidades técnicas, é necessário competência e habilidade para se comunicar e gerar um vínculo afetivo com as mães, intervindo em suas reais necessidades de cuidado.

REFERÊNCIAS

AGRELI, Rozangela Maria. O aleitamento materno e as causas de desmame precoce: uma revisão bibliográfica. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Minas Gerais, 2009.

BATISTA, Gerson Henrique. et alFatores associados à duração do aleitamento materno em crianças de famílias de baixa renda da região sul da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 596-604, 2009.