A formação do enfermeiro é um tema bastante discutido nas escolas de enfermagem nos últimos anos. O processo de formação do enfermeiro e os rumos da enfermagem brasileira, principalmente, no que tange a inserção de inovação no processo de ensino-aprendizagem permite reflexões bem como permite a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITCS), como a Web rádio, instrumento de veiculação e ferramenta pedagógica para produção e disseminação do conhecimento científico e divulgação das práticas de enfermagem.
O objetivo do estudo é
identificar questionamentos dos alunos das escolas públicas sobre diabetes mellitus.
Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizada a partir dos conteúdos das entrevistas produzida no Programa em Sintonia com Saúde através da Web rádio AJIR, emissora on-line da Associação de Jovens de Irajá, vinculada a Universidade Estadual do Ceará (UECE). O programa ocorre com a participação dos estudantes das escolas públicas dos vários municípios do Ceará. A coleta de dados foi realizada no mês de março de 2013 a partir da série de programas sobre diabetes, onde se convidou especialistas para problematizar a temática com os jovens participantes do programa. Os dados foram organizados em um quadro contendo as demandas dos jovens em relação à temática e as categorias extraídas do conteúdo empírico.
A discussão do tema diabetes, com ênfase nas principais dúvidas dos alunos das escolas públicas juntamente com a participação dos alunos do curso de graduação em enfermagem retrata a necessidade de disseminar mais o conhecimento sobre o diabetes para a população acerca do processo saúde-doença. As tecnologias digitais têm possibilitado a aproximação da comunidade acadêmica com a população, contribuindo para disseminação de conhecimentos e efetivando as práticas de promoção da saúde.