OS AGRAVOS AO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM

GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE

Co-autores: GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE, KATARINA HOLANDA DE ALMEIDA, FERNANDA ROCHA HONÓRIO DE ABREU e KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
Tipo de Apresentação: Pôster

OS AGRAVOS AO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Grazielle Mara da Mata Freire 1

Katarina Holanda de Almeida 1

Fernanda Rocha Honório de Abreu 1

Karla Maria Carneiro Rolim 2

INTRODUÇÃO: No Brasil, as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte, evidenciando como principal manifestação clínica o infarto agudo do miocárdio (IAM). Sendo resultante da oclusão súbita de uma artéria coronariana, devido à presença de placas de ateroma. O Infarto é um evento de caráter emergencial hospitalar, onde à situação clínica do paciente necessita de um cuidado individualizado e direcionado, sendo enfatizado a assistência de enfermagem com finalidade de garantir uma melhora e prevenção aos agravos físicos que acarretam o paciente com IAM. OBJETIVO: Descrever os agravos clínicos do paciente acometido por infarto agudo do miocárdio e seus respectivos cuidados de enfermagem. METODOLOGIA: Revisão bibliográfica a partir da base de dados SCIELO, onde foram selecionados artigos a partir de 2009, em língua portuguesa e relacionados com a temática. A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2014, foram utilizados os seguintes descritores: infarto do miocárdio e cuidados de enfermagem. Dos 77 artigos encontrados, foram utilizados cinco que abordavam doenças cardiovasculares, com enfoque no infarto agudo do miocárdio e seus agravos. RESULTADOS: A experiência do infarto agudo do miocárdio é vivenciada de forma individual, podendo variar de paciente para paciente. A história familiar positiva para doença cardiovascular, entre parentes consanguíneos, é um fator de risco importante na determinação da ocorrência e prognóstico, especialmente quando associada á outros fatores de risco como o tabagismo e hábitos destrutivos. As principais complicações causadas pelo IAM são: arritmias cardíacas, distúrbios de condução ou bloqueios, insuficiência cardíaca, disfunções das válvulas cardíacas, aneurisma cardíaco, ruptura cardíaca, seja do septo interventricular, seja da parede externa do coração, pericardiopatias, tromboembolia pulmonar, tromboembolia sistêmica e choque cardiogênico. Os enfermeiros devem interferir na atenção primária, ou seja, na prevenção da doença, orientando a importância em praticar exercícios físicos e desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Caso o paciente já apresente algum comprometimento e tenha passado por cirurgia, esses profissionais devem agir no cuidado pós-operatório procurando deixa-lo fisicamente e psicologicamente equilibrado e confortável. CONCLUSÃO: Entende-se que os pacientes com IAM apresentam desde o início dos sintomas, até a chegada a um serviço médico de emergência, um estado físico e psicológico debilitado. Em consequência, a implementação de intervenções de enfermagem, voltadas aos sentimentos e fundamentadas em conhecimentos prático-teórico-científicos, atrelados à educação em saúde, mostram-se eficazes, pois elevam o índice de salvamento e mudança da qualidade de vida das pessoas acometidas por este mal. REFERÊNCIAS: ESCOSTEGUY, C.C.; PORTELA, M.C.; MEDRONHO, R.A. de, VASCONCELLOS, M.T.L.de. O Sistema de Informações Hospitalares e a assistência ao infarto agudo do miocárdio. Rev. Saúde Pública. 2002, vol. 36, n.4, p. 491-499. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102002000400016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 de abril 2014.  PEIXOTO, E.A. et al. Novas Perspectivas para o cuidado em Enfermagem. Anais da IV SEMANA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA, 2012, Paraíba, João Pessoa. Disponível em: http://www.cienciasmedicas.com.br/uploads/attachments/517fa87474eb9f23a7000003/Anais_da_IV_Semana_de_Enfermagem.pdf#page=77 Acesso em: 17 de abril 2014. PEPE, C.; MACHADO, M.; OLIMPIO, A.; RAMOS, R. Custo-efetividade de fondaparinux em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda sem supradesnivelamento do ST. Arq. Bras. Cardiol.  2012, vol.99, n.1, p. 613-622. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2012001000006&lang=pt. Acesso em: 17 de abril 2014. SANTOS, F.L.M.M.; ARAÚJO, T.L. Vivendo infarto: os significados da doença segundo a perspectiva do paciente. Rev Latino-am Enfermagem 2003 novembro-dezembro; 11(6):742-8; Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000600007&lang=pt. Acesso em: 17 de abril 2014. CANEDO, J. et al. Significado clínico de características histológicas de trombos de pacientes com infarto do miocárdio. Arq. Bras. Cardiol.  2013, vol.101, n.6, pp. 502-510.  Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013003200005&lang=pt. Acesso em: 17 de abril 2014.

1 Acadêmicas de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

2 Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)