SATSIFAÇÃO DE PACIENTES COM A ASSISTÊNCIA RECEBIDA EM UM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO

GILVAN FERREIRA FELIPE

Co-autores: GILVAN FERREIRA FELIPE, LAISY ARAÚJO LUZ, FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA, ANDRESSA SUELLY SATURNINO DE OLIVEIRA e KELLYA RHAWYLLSSA BARROS LUZ
Tipo de Apresentação: Pôster

INTRODUÇÃO

A crescente busca por serviços de saúde traz a necessidade de uma avaliação da assistência prestada nas unidades de pronto atendimento, do ponto de vista do usuário, a fim de se reconhecer as reais demandas e expectativas da população, visando à criação de métodos que possam melhorar a qualidade desse atendimento.

OBJETIVO

Avaliar a qualidade da assistência prestada aos usuários atendidos no SPA de um hospital público de referência do interior piauiense.

METODOLOGIA

Estudo de caráter analítico e transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 135 pacientes, que atenderam aos critérios de inclusão: ter 18 anos ou mais, apresentar condições físicas para responderem às perguntas, estar orientado no tempo e no espaço e que ter sido atendido pela equipe do SPA no período da coleta de dados. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de dois formulários: um contendo dados sociodemográficos e clínicos do paciente e outro com questionamentos acerca da satisfação do usuário com relação à recepção/acolhimento, triagem e sobre satisfação em relação ao setor como um todo, adaptado do estudo de Mendes (2009). Os dados foram tabulados por meio do software IBM SPSS Statistics 20. A análise descritiva se deu por meio do cálculo de frequências absolutas e relativas das variáveis estudadas, bem como de medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (desvio padrão). A estatística analítica consistiu na aplicação do teste qui-quadrado de Pearson para verificação de associação entre variáveis categóricas. Para tal, as variáveis foram testadas quanto à sua normalidade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com o parecer nº 05630912.9.0000.5214.

RESULTADOS

Detectou-se que houve facilidade por da maioria dos pacientes em achar os setores que precisaram no hospital, demonstrando satisfação com a divisão física do ambiente. Ao solicitar uma nota geral do atendimento recebido, relativo ao processo de trabalho efetuado, o resultado foi considerado satisfatório pelos usuários, o que pode ser observado a partir da média obtida para este quesito (7,7 ± 2,1). Não houve associação estatística entre os fatores externos do usuário (como o sexo, idade, estado civil, procedência, raça, religião, escolaridade, plano de saúde, renda, forma como chegou ao hospital, motivo que o levou ao hospital) e a avaliação da qualidade da assistência oferecida, o que permite inferir que, no grupo estudado, provavelmente, os fatores internos (inerentes ao processo de trabalho desenvolvido no hospital) foram os responsáveis pela avaliação da qualidade da assistência prestada.

CONSLUSÃO

Pode-se concluir que, apesar de todas as dificuldades encontradas na recepção/acolhimento, na triagem e no atendimento prestado na instituição, como a falta de agilidade e de privacidade, bem como com relação à pouca conservação da mobília, todos responsáveis por certa insatisfação dos usuários com relação ao atendimento recebido no setor estudado, a avaliação geral do hospital, incluindo o processo de trabalho ali desenvolvido, mostrou-se positiva e os participantes do estudo consideraram-se, de maneira geral, satisfeitos com o atendimento recebido.

REFERÊNCIAS

MENDES, A. C. G. Avaliação da Qualidade da Assistência de Urgência e Emergência:Uma abordagem por triangulação de métodos. 2009. 287p. Tese (Doutorado em SaúdePública) - Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2009.