ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES ONCOLÓGICOS.

WEDSON FERREIRA DOS SANTOS

Co-autores: WÊDSON FERREIRA DOS SANTOS, GIZELY DE LIMA ROSA, JÉSSICA MARIA PALMEIRA DANTAS, JOSÉ ADELMO DA SILVA FILHO e GISELE LOPES OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Wêdson Ferreira dos Santos1

Gizely de Lima Rosa2

Jéssica Maria Palmeira Dantas3

José Adelmo da Silva Filho4

Gisele Lopes Oliveira5

INTRODUÇÃO

O câncer nada mais é que um crescimento desordenado de células, invadindo tecidos e órgãos, podendo espalhar-se por todo o corpo, essas células tendem a ser agressivas e incontroláveis instituindo assim a formação e acúmulo de neoplasias malignas, o câncer pode ser adquirido por anomalias de efeitos carcinógenos como: agentes ambientais químicos e infecciosos, vírus, hereditariedade ou genética (BRASIL, 2014). Progressivo e ameaçador o câncer leva a morte pessoas de varias faixas etárias, sendo uma patologia com incidência alarmante se vê cada vez mais necessário que equipes multiprofissionais tenham preparo suficiente para que se tenha uma melhor interação e dedicação aos pacientes terminais, buscando assim aumentar os profissionais humanistas e técnicas para amenizar os efeitos devastadores que o câncer acarreta para a vida dos pacientes e seus familiares. (SANTO, LATTARO E ALMEIDA, 2011).

OBJETIVO

Compreender frente à literatura a assistência de enfermagem a pacientes oncológicos.

METODOLOGIA

Trata-se de uma abordagem metodológica tipo revisão bibliográfica que abordou varias bibliografias já publicadas em relação ao tema, sendo coletados em sites e biblioteca virtual de saúde.

¹ Acadêmico em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Unidade Descentralizada de Iguatu. E-mail: wedhysonn@hotmail.com. N° da matrícula: 20121108767.

2Acadêmica em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA.Unidade Descentralizada de Iguatu. E-mail: gizely-lima@hotmail.com. N° da matrícula:20121108899.

3Acadêmica em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA.Unidade Descentralizada de Iguatu. E-mail: j_palmeiradantas@hotmail.com. N° da matrícula: 2012110883x.

4Acadêmico em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Unidade Descentralizada de Iguatu. E-mail:.adelmof12@hotmail.com N° da matrícula: 20121108724.

5Professora Gisele Lopes Oliveira, docente da Universidade Regional do Cariri-URCA. Unidade descentralizada de Iguatu.Email: Giselelopes_4@hotmail.com

A pesquisa foi realizada durante os meses de março a abril de 2014. Para a coleta de dados, foram utilizadas as palavras-chave "câncer, cuidados de enfermagem e pacientes oncológicos". Foram encontrados 36 artigos, dos quais foram selecionados apenas 10 que continham todas as informações necessárias para realização do trabalho.

RESULTADOS

Associar o câncer a morte é uma conclusão que se chega quando olhamos os índices de mortalidade por câncer, é assustador, mas é uma realidade, sendo que na maioria dos casos quando descoberto a doença já se encontra em estágio avançado e nada se pode fazer a não ser dar um tratamento paliativo para amenizar esse momento. (KUBLER-ROSS, 2001 APUD JARDIM et al SANTANA, 2011). Pacientes terminais exige muito mais do que conhecimento científico e técnico, são pacientes que apresentam na sua totalidade alterações fisiológicas, transtornos psicológicos, sociais e espirituais (COSTA et al LIMA, 2008).O impacto que a doença causa afeta o profissional enfermeiro e estende-se a todo o universo familiar, impondo uma reviravolta, exigindo uma verdadeira reorganização de toda estrutura familiar, o enfermeiro auxilia o paciente e a família, dando suporte e orientação aos familiares, tirando dúvidas que possam ter, além de direcionar ações que atendam ao processo saúde/doença, suprindo as necessidades do paciente e família buscando sempre uma melhor qualidade de vida a eles (SANTO,LATTARO E ALMEIDA, 2011).

CONCLUSÃO

Diante de todos os fatos citados mostra o quanto o câncer pode ser devastador e como ele modifica a vida de milhares de pessoas diariamente, nessa etapa temos a necessidade de profissionais preparados e que os ajudem a atravessar esse momento difícil dando suporte para os pacientes e seus familiares que também necessitam de apoio para que possam encarar todos os percalços que a doença trás, o cuidado paliativo e humanização do profissional enfermeiro estão entrelaçados para que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos que precisam.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil. Ministério da Saúde.  Inca (Instituto Nacional do Câncer); O Que é o Câncer. Brasília [Df], 2014.

Costa, J.C; Lopes, K; Rebouças, D, M, C; Carvalho, L. N. R; Lemos, J. F; Lima, O. P. S; O Enfermeiro Frente Ao Paciente Fora de Possibilidades Terapêutica Oncológicas: Uma Revisão Bibliográfica. Trindade/Go, V. 2, N . 02, 2008.

Jardim, D. M. B; Bernardes, R. M; Campos, A. C. V; Pimenta, G. S; Resende, A. R; Borges, C. M; Santana, J. C. B; O Cuidar de Pacientes Terminais: Experiência de Acadêmicos de Enfermagem Durante Estágio Curricular. Rev B.S.Publica Miolo. V 34 _ N 4, 2011.

Santos, D. B. A; Lattaro, R. C.C; Almeida, D. A; Cuidados Paliativos de Enfermagem ao Paciente Oncológico Terminal: Revisão da Literatura. São Sebastião Do Paraíso, V.1, N.1, P. 72-84, Dez. 2011.