CONHECIMENTO VEICULADO SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO INTRACRANIANA

AHELLEN SAARAH RODRIGUES LIMA

Co-autores: ELLEN SHIRLEY FERNANDES CARVALHO e ANNA PAULA LANDIM PEQUENO
Tipo de Apresentação: Pôster

INTRODUÇÃO

A pressão intracraniana (PIC) corresponde à pressão exercida pelo líquor cefalorraquidiano (LCR) dentro da abóbada craniana. O crânio é ocupado pelo parênquima cerebral (1400g), LCR (75ml) e sangue (75ml), qualquer mudança no volume desses componentes será compensada através da alteração de um dos volumes. Quando esse mecanismo compensatório falha, a PIC começa a se elevar.  (SMELTZER; BARE, 2012). Diante do exposto, surge a seguinte questão norteadora: "Qual a assistência da enfermagem em pacientes com alterações na pressão intracraniana disponíveis na literatura?" O emprego da monitorização da pressão intracraniana visa prevenir ou diagnosticar precocemente eventos que podem ocasionar complicações ao paciente. A assistência ao paciente com alterações da PIC exige um grande conhecimento científico e intervenções adequadas por parte dos profissionais que cuidam dele. O enfermeiro é um dos profissionais prestadores desse cuidado.

OBJETIVO

Descrever o conhecimento veiculado na literatura sobre a assistência de enfermagem ao paciente com alterações na pressão intracraniana, no período de 2004 a 2014.

METODOLOGIA

Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados LILACS e BDENF, no mês de janeiro de 2014, com a utilização dos seguintes descritores: pressão intracraniana, cuidados intensivos e neurologia. Foram encontrados 92 artigos, de acordo com os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos dez anos (2004 a 2014), texto disponível na íntegra, em português e espanhol. Os critérios de exclusão foram aplicados a editoriais e relatos de experiências, além de publicações que não abordassem a temática escolhida. Após a leitura flutuante dos artigos, foram selecionados três estudos para proceder à coleta dos dados realizada por meio de um instrumento.

RESULTADOS

Após análise das obras, foram selecionados três artigos e elaboradas duas categorias temáticas para melhor compreensão: assistência de enfermagem na monitorização não invasiva da PIC e assistência de enfermagem na monitorização invasiva da PIC. Para apresentação dos resultados, foram elaborados quadros que organizaram os artigos por: título, autor (es), ano de publicação e periódico.

CONCLUSÃO

O enfermeiro desempenha um importante papel no processo de cuidar diante de paciente com a PIC alterada, pois esse profissional acompanha continuamente o nível de consciência, avalia os sinais vitais (frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura) e mantém sempre o paciente em posição adequada para evitar complicações e restabelecer a sua saúde. Diante disso, acredita-se ser de grande valia novos estudos realizados por enfermeiros, devido à sua importância direta nos cuidados ao paciente, abordando a assistência de enfermagem acerca dessa problemática.

REFERÊNCIAS

SMELTZER, S.C; BARE, B. G. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúgica. 12. ed. v.2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.