A IMPORTÂNCIA DOS POP’S NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE MONITORIA DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM.

SAMARA NAIANE DE SOUZA NASCIMENTO

Co-autores: SAMARA NAIANE DE SOUZA NASCIMENTO, ANDREA BEZERRA RODRIGUES , KARISIA KAREN RICARTE LÔ, MAIRA DI CIERO MIRANDA e JOSELANY ÁFIO CAETANO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A IMPORTÂNCIA DOS POP'S NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE MONITORIA DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM.

Samara Naiane de Souza Nascimento[1]

Andrea Bezerra Rodrigues[2]

Karisia Karen Ricarte Lô[3]

Maira di Ciero Miranda[4]

Joselany Áfio Caetano[5]

Introdução: a monitoria proporciona uma melhor relação com a teoria e a prática, proporcionando um espaço de produção de conhecimento e aperfeiçoamento de habilidades (NATARIO, SANTOS 2010). A padronização dos procedimentos é relevante para os alunos que estão iniciando a prática, pois permite uma compreensão sistemática de como ocorre todo o processo, a fim de garantir o resultado esperado (GUERREIRO et al 2008). Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) são de grande valia, principalmente aqueles relacionados a procedimentos com alto risco para disseminação de patógenos, como é o caso da sondagem vesical de demora (SVD) e do curativo de cateteres venosos centrais (CVC) uma vez que são procedimentos invasivos e com alta probabilidade de causar infecções se não forem executados de          forma correta e asséptica.                                                                         Objetivos: relatar a importância de padronizar procedimentos na monitoria de práticas de enfermagem.                  Metodologia: o presente estudo é uma revisão bibliográfica, com a busca feita nas bases de dados Bdenf, Medline e Cinalh, além de periódicos da Infusion Nurses Society, associação que apresenta padrões de prática baseados em evidência relacionado a cateteres venosos, e publicações informatizadas do Center of Disease Control (CDC) nos últimos 5 anos.                                                                                                                                              Resultados: Os procedimentos técnicos tendem a tornar-se ações repetidas, sendo praticadas por vários estudantes, que podem incorrer em erros na sua execução. Nesse sentido, os POP's possuem a finalidade de orientar a execução das ações, e devem, portanto, estar de acordo a com a literatura e diretrizes vigentes, devendo ser seguidos por todos de forma padronizada. Os POP's proporcionam também uma organização das ideias dos alunos e esclarece as dúvidas acerca dos procedimentos.                                                                          Conclusão: A relevância dos POP'S para o ensino e padronização das práticas de enfermagem é importante para orientar os passos dos procedimentos sem que haja divergências nas técnicas exercidas, fazendo uma conexão do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, com a prática exercida nos estágios.                                                  Referências: 1.Guerreiro GP; Beccaria LM; Trevizan MA; Procedimento Operacional Padrão: Utilização na assistência de enfermagem em serviços hospitalares. Revista Latino-am enfermagem 2008.    2.Natario EG; Santos A; Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de psicologia 2010.  3.Guerrero GP; Beccaria LM; Trevizan, MA. Procedimento Operacional Padrão : utilização na Assistência de Enfermagem los Serviços Hospitalares. Rev. Latino-Am. Enfermagem , Ribeirão Preto, 16 (6), dezembro de 2008. Disponível a partir do <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692008000600005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 16 de abril de 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000600005.

[1] Acadêmica de enfermagem UFC, bolsista de iniciação a docência (monitoria);

[2] Orientadora, Professora Doutora em Enfermagem UFC;

[3] Acadêmica de enfermagem UFC, bolsista de iniciação a docência (monitoria);

[4] Professora Doutora em Enfermagem UFC;

[5] Professora Doutora em Enfermagem UFC.