TIPO DE COMPORTAMENTO E INTROSPECÇÃO EM ADULTOS JOVENS ESCOLARES E SUA ASSOCIAÇÃO COM OS SEXOS: SUBSÍDIOS PARA O CUIDADO

ÍTALO LENNON SALES DE ALMEIDA

Co-autores: ÍTALO LENNON SALES DE ALMEIDA, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA, RAQUEL SAMPAIO FLORÊNCIO, ÉRICA LEITÃO OLIVEIRA e JANAINE GOMES DE HOLANDA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O estudo visou analisar a introspecção e comportamento de adultos jovens escolares, em ambos os sexos, de um município da região metropolitana de Fortaleza. Tratou-se de um estudo analítico quantitativo realizado com adultos jovens escolares entre os anos 2011/2012. Utilizamos o questionário "estilo de vida fantástico" e um formulário de aspectos individuais e sociais. Foi identificada associação entre o sexo e as variáveis "sinto-me triste e deprimido" (OR=0,498; IC=0,347-0,714; p=0,001), "sinto-me tenso e desapontado" (OR=0,551; IC=0,386-0,787; p=0,001) e "sinto-me com raiva e hostil" (OR=0,608; IC=0,427-0,866; p=0,006). O sexo masculino mostrou comportamentos mais favoráveis à saúde mental. Para a avaliação das possíveis causas dessa diferença de comportamento entre homens e mulheres, estudos mais aprofundados na temática poderiam ser desenvolvidos. Para o enfermeiro os dados expressam que sua atuação e prática devem considerar as diferenças entre os sexos quanto à forma de lidar com os fatores estressores e o estilo de vida nos seus aspectos psicossociais. Como educador em saúde e profissional inserido no ambiente escolar através do Programa Saúde na Escola (PSE), deve prestar cuidados observando e questionando sobre o tipo de comportamento e a introspecção dos adultos jovens no momento da sua avaliação clínica.