QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA

ANGÉLICA ISABELY DE MORAIS ALMEIDA

Co-autores: ANGÉLICA ISABELY DE MORAIS ALMEIDA, MARINNA MARIA DE ANDRADE COSTA, JORDANA PRADO BENEVIDES e MÍRIA CONCEIÇÃO LAVINAS SANTOS
Tipo de Apresentação: Pôster

INTRODUÇÃO

O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos estando em maior freqüência na população feminina. A qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial. Sendo assim, o conhecimento acerca dos efeitos desse tratamento na qualidade de vida dos pacientes é de grande relevância.

OBJETIVO

Levantar a literatura acerca da qualidade de vida de pacientes em quimioterapia para câncer de mama.

METODOLOGIA

Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas para o levantamento bibliográfico foram: LILACS (Literatura Latino-Americana e do caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (ScientificElectronic Library Online) e PUBMED (Nacional Library of Medicine/ NationalInstitutesof Health) .Sendo a busca realizada no período de maio-junho de 2013. Os descritores utilizados na busca dos artigos na base de dados foram; câncer de mama, qualidade de vida e quimioterapia.

RESULTADOS

Tivemos como resultados uma maioria dos artigos (80,76%) que foi publicada a partir de 2008, em 20 periódicos diferentes. Em que 70% dos artigos usaram o instrumento sf-36. Tivemos que 10% dos artigos apresentaram qualidade de vida afetada pela quimioterapia com significância p< 0,05. Esse achado corrobora com Silva, Albuquerque & Leite (2010, p.233) que investigaram a qualidade de vida em pacientes portadoras de neoplasia mamária em tratamento quimioterápico, e os resultados revelaram que durante a quimioterapia além da dificuldade de enfrentar a doença por estar impossibilitada de continuar exercendo o seu papel, a paciente passa por sentimentos de impotência e inferioridade, desencadeando conflitos emocionais e reações psíquicas a crenças e padrões de comportamento, que inibem sua participação ativa no tratamento. Todos os estudos apresentaram rsignificância para piora da qualidade de vida, considerando p<0,05.

CONCLUSÃO

Percebe-se que todas as dimensões (física, emocional, cognitiva, social, sexual e desempenho de papéis) foram afetas em algum estudo, porém a função emocional foi a dimensão que obteve piores escores na maioria dos artigos analisados.

REFERÊNCIAS

MACHADO, S.M.; SAWADA, N.O. Avaliação da qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico adjuvante. Texto Contexto Enferm., v. 17, n. 4, p. 750-757, 2008.

POMPEO, D.A; ROSSI, L.A; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação de diagnóstico de enfermagem. Acta Paul Enferm, v.22, n.4, p. 434-438, 2009.

SILVA, C.B.; ALBUQUERQUE, V.; LEITE, J. Qualidade de Vida em Pacientes Portadoras de Neoplasia Mamária Submetidas a Tratamentos Quimioterápicos. Revista Brasileira de Cancerologia, v.56, n.2, p.227-236, 2010.