INTRODUÇÃO
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorre quando há destruição permanente de uma área do miocárdio, decorrente de um processo de isquemia e lesão celular, desencadeado tipicamente devido à formação de um trombo, resultando na oclusão da artéria. As manifestações clínicas incluem dor torácica, falta de ar, náuseas e ansiedade. (SMELTZER, 2012; KALIL FILHO, 2009). É importante compreender as respostas do indivíduo ao acometimento cardiovascular, associando os sintomas e os sinais clínicos em fenômenos, ações e resultados de enfermagem (NANDA, 2010). Com base nessa realidade, o estudo parte da seguinte questão norteadora: Qual a contribuição da produção científica sobre o Infarto Agudo do Miocárdio para prática assistencial dos profissionais de Enfermagem?
OBJETIVO
Analisar as produções científicas acerca da assistência de enfermagem diante do IAM, em periódicos nacionais online, no período de 2009 a 2013 e sintetizar a contribuição da produção científica sobre o Infarto Agudo do Miocárdio para prática assistencial dos profissionais de Enfermagem.
METODOLOGIA
Selecionou-se como método de pesquisa a revisão integrativa da literatura. Foram utilizadas duas bases de dados: a Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e a Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Utilizando-se os descritores -Infarto Agudo and Enfermagem, foram encontradas 20 publicações. Adotou-se o seguinte critério de inclusão: artigos científicos online, na íntegra, no idioma português e no período de 2009 a 2013. A coleta de dados ocorreu durante o mês de março de 2014. Após a leitura dos títulos e dos resumos, foram selecionados nove artigos para a amostra. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, o presente estudo não necessitou passar por avaliação de um comitê de ética em pesquisa.
RESULTADOS
O estudo foi constituído por nove publicações que versaram sobre duas temáticas e foram caracterizadas em quadros explicativos. Os quadros organizaram-se com a mesma estrutura: título do artigo e objetivos, mas tiveram duas temáticas distintas, foram elas: Tema I - Enfermagem diante do IAM no serviço de emergência (quadro 2) e Tema II - Cuidado de enfermagem ao paciente com IAM (quadro 3). Analisando os artigos do tema I, delineou-se o perfil dos pacientes com IAM. A maioria é do sexo masculino, a média de idade é de 62 anos, fator de risco para o IAM foi a Hipertensão. Segundo o estudo de Figueiredo, os pacientes que tinham conhecimento prévio sobre os sintomas comuns no IAM chegam mais rápido ao hospital. Analisando as publicações do tema 2, vê-se que no adoecimento cardiovascular, a pessoa apresenta comprometimento geral do seu estado de saúde devido à diminuição da força física e cardíaca, nessa perspectiva, o conforto deve ser medida imediata e holística.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pudemos sintetizar que a contribuição dessas publicações poderá oferecer aos profissionais de enfermagem que lidam com o IAM a convicção de sua importância enquanto cuidadores da área da saúde para a população acometida por esse mal.
REFERÊNCIAS
1)KALIL FILHO, R. Boletim Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês Julho/Agosto/Setembro - 2009 4ª edição.
2) NORTH AMERICAN NURSING ASSOCIATION - NANDA. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação- 2009-2011. São Paulo: Artmed; 2010. 456 p.
3) SMELTZER, S. C; BARE, B. G; HINKLER, J. L; CHERVER, K. H. BRUNNER e SUDDARTH: Tratado de Enfermagem Médico- Cirúrgico. 12. Ed. Rio de Janeiro. 2012.