INTRODUÇÃO
A Enfermagem tem como eixo norteador, o cuidado. Pensando assim, a prevenção de doenças e promoção da saúde visando o bem-estar dos indivíduos deve ser o foco no processo de trabalho do enfermeiro. Há então a busca pelo combate de doenças com altas taxas de morbimortalidade em mulheres, como câncer de mama.
OBJETIVO
Descrever a experiência da realização de atividades educativas para a promoção da saúde de mulheres em alusão ao Outubro Rosa.
METODOLOGIA
Relato de experiência de atividades educativas realizadas por acadêmicas de enfermagem para a promoção da saúde de mulheres. As atividades foram realizadas durante o mês de outubro de 2013 em uma unidade de saúde da Estratégia Saúde da Família no bairro Jurema em Caucaia - CE.
RESULTADOS
Em uma sala de espera com 12 pacientes que aguardavam serem atendidas para consulta ginecológica, foi promovido, ao longo do mês, rodas de conversa utilizando cartazes informativos além da demonstração do autoexame em um molde similar aos seios femininos. Foram explanados conteúdos como as alterações no aspecto, cor e textura na mama que podem ocorrer em caso de câncer, podendo ser identificadas ao toque, exame de mamografia pós 40 anos de idade e mudanças hormonais. Finalizamos com o molde demonstrativo no qual existia um nódulo para que todas pudessem palpar e reconhecer, de fato, a presença deste.
CONCLUSÃO
As atividades foram pautadas no diálogo e algumas pacientes relataram o desconhecimento de tais informações, entenderam o porquê do outubro rosa e se determinaram a realizar mensalmente o autoexame das mamas.
REFERÊNCIAS
http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2013/; Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.