PRINCIPAIS MEDICAMENTOS UTILIZADOS PELOS HIPERTENSOS NO TRATAMENTO DA DOENÇA

PATRÍCIA OLIVEIRA CAVALCANTE

Co-autores: LETÍCIA LIMA AGUIAR, LUARA ABREU VIEIRA, KATYUSCIA MORAIS BARROS e MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

INTRODUÇÃO: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são, atualmente, a principal causa de mortalidade no mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), são responsáveis por 58,5% de todas as mortes e por 45,9% da carga global de doença, constituindo um sério problema de saúde pública para todos os países do mundo.  A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Sendo assim o objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade para essas doenças cardiovasculares. O tratamento é medicamentoso e não medicamentoso, o não medicamentoso são as mudanças no estilo de vida, no medicamentoso temos vários grupos de medicamentos para o tratamento da hipertensão, como exemplos: Diuréticos, os alfabloqueadores, betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio, inibidores da ECA, Bloqueadores do receptor AT1 e vasodilatadores diretos.

OBJETIVO: Identificar os principais medicamentos utilizados para o tratamento de hipertensão arterial.

METODOLOGIA: Estudo descritivo e transversal realizado em dois centros de saúde da família da Secretaria Executiva Regional V em Fortaleza-CE. A coleta foi realizada no período de julho a dezembro de 2011 e a amostra foi de 64 pessoas, com os seguintes critérios de inclusão: ter diagnóstico de Hipertensão Arterial confirmado por médico, idade > a 18 anos, independente de sexo, consciente, em condições de participar da coleta de dados, verbalizando suas necessidades. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, Processo Nº 10244361-0 e os participantes foram esclarecidos e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RESULTADOS: Nos resultados encontramos que 51(79,68%) eram do sexo feminino, isso pode ser explicado pelo número de mulheres que procuram os serviços de saúde ser maior que o de homens. Compareceram durante o ano de 7 a 12 consultas. Em relação aos medicamentos utilizados para o tratamento da hipertensão observou-se que dentre os medicamentos mais utilizados por eles estão presentes aqueles pertencentes às classes farmacológicas dos inibidores da enzima conversora de angiotensina - ECA, diuréticos, bloqueadores beta adrenégicos, antagonistas do receptores beta adrenégicos e vasodilatadores. Destas classes destacam-se os seguintes medicamentos: 35 (54,68%) utilizam Captopril, 47 (73,43%) utilizam a Hidroclorotiazida,  23 (35,97%) deles fazem uso do Propranolol, apenas 01 (1,56%) utiliza o Atenolol, 04 ( 6,25%) fazem uso de Nifedipina, 02 ( 3,15%) utilizam Furosemida e 05 ( 7,81%)  fazem uso de Metildopa.

CONCLUSÃO: O tratamento medicamentoso é amplamente utilizado pelos profissionais de saúde para o controle da Hipertensão Arterial. Dessa forma esses fármacos são considerados como adjuvantes no tratamento destas doenças, além de ajudar a evitar possíveis complicações. Conclui-se também que os medicamentos encontrados no estudo estão de acordo com o plano terapêutico indicado para o tratamento da Hipertensão Arterial pelo Ministério da Saúde, atendendo então as recomendações do Ministério da Saúde como os de uso mais comum entre os pacientes pesquisados. Sendo os fármacos mais frequentes: Captopril, Hidroclorotiazina e Propanolol, o que também está de acordo com outros estudos acerca do tema.  Deve-se ressaltar que o uso contínuo destes medicamentos pelos usuários do serviço deve ser bem acompanhado e seguir as recomendações e cuidados necessários ao pacientes pelos profissionais de saúde que prescrevem estes medicamentos atualmente em uso para o tratamento e controle dessas doenças.

REFERENCIAS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Medicamentos. Disponível em: <http://hiperdia.datasus.gov.br/medicamentos.asp>. Acesso em: 20  abril 2014.

PEREIRA, V.O.M et al . Perfil de utilização de medicamentos por indivíduos com hipertensão arterial e diabetes mellitus em municípios da Rede Farmácia de Minas. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 28, n. 8, Aug.  2012 .