MADELEINE LEININGER E A TEORIA DA UNIVERSALIDADE E DIVERSALIDADE DO CUIDADO CULTURAL: REVISÃO INTEGRATIVA

JAMILE MINEU PEREIRA

Co-autores: LÚCIA DE FÁTIMA DA SILVA , LARYSSA FEITOSA MENDONÇA, JÉSSICA FREIRE RANGEL e ANA LÍDIA DE ARAÚJO FERREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: O cuidado em enfermagem é baseado em conhecimentos técnicos-científicos fundamentados em bases humanistas (Michel et al. 2010). Nesse contexto, Madeleine Leininger foi uma das teoristas da Enfermagem que discutiu a importância dos conhecimentos culturais e universais de cada indivíduo. Sendo graduada em Enfermagem, fez mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e foi a primeira enfermeira a fazer Doutorado em Antropologia. Leininger percebeu, na sua prática profissional, que a Enfermagem não possuía conhecimento suficiente sobre as diversidades a respeito da cultura para compreendê-las melhor e desenvolver as práticas de cuidados de enfermagem diversificadas, significativas e eficazes de acordo com as suas culturas. No desenvolvimento de sua teoria, ela desenvolveu termos como Etno-Enfermagem que é definida como o estudo de crenças, valores e práticas de cuidados de enfermagem; e a Enfermagem Transcultural que se define como o estudo comparativo e a análise de culturas com respeito à Enfermagem (SILVEIRA et al. 2009). Trata-se, portanto, de uma teoria relevante para o saber-fazer da Enfermagem.

OBJETIVO: Descrever a teoria da universalidade e diversalidade do cuidado cultural de Madeleine Leininger e sua relação com a prática assistencial de Enfermagem, a partir de uma revisão integrativa da literatura.

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, desenvolvida no período do mês de abril de 2014. Os dados foram coletados por meio das bases bibliográficos de acesso via internet, tendo como base referencial os sites LILACS e Scielo. Os critérios para inclusão do material foram: publicação entre os anos de 2009 e 2014; idioma português e inglês; tipos de publicação preferencialmente artigos publicados em periódicos. Os critérios de exclusão foram teses e dissertações. O método de análise dos dados foi a leitura minuciosa dos artigos.

RESULTADOS: Foram encontrados nas bases de dados escolhidas 35 artigos, desses achados 15 compuseram a amostra de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. A partir dos fundamentos da teoria de Madeleine Leininger, pode-se observar que o cuidado de Enfermagem é a essência e a dimensão intelectual e unificadora na profissão de Enfermagem. A administração de cuidados é uma prática de profundas raízes culturais e requer, portanto, um conhecimento de base cultural além de suficiente capacitação para sua eficaz aplicação. Na prática de cuidar em enfermagem, conhecer e respeitar a cultura do ser que está sendo cuidado é a forma de aproximação do profissional com o paciente, que possibilita o conhecimento do contexto em que vive, a visão de mundo e os fatores que podem interferir no comportamento.

CONCLUSÃO: Considera-se a importância da aplicação desta teoria na prática, na pesquisa e no ensino como forma de efetivar o cuidado cultural em enfermagem. A intenção de conhecer e respeitar valores e crenças dos pacientes para que as ações da enfermagem alcancem o resultado almejado, desenvolvendo a ciência e proporcionando novos caminhos para o cuidado, o exercício da profissão, a ética, contemplados pela Teoria de Leininger.

REFERÊNCIAS:

MICHEL, T. et al. As práticas educativas em enfermagem fundamentadas na teoria de leininger. Cogitare Enferm. v.15, n.1, p.131-137. jan./mar.2010.

SILVEIRA, R.S. et al. Etnoenfermagem como metodologia de pesquisa para a congruência do cuidado. Revista Brasileira de Enfermagem. v.62, n.3, p.442-446. Maio-jun. 2009.