CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM: A SALA DE AULA COMO LABORATÓRIO VIVO

RIKSBERG LEITE CABRAL

Co-autores: RIKSBERG LEITE CABRAL, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA, MANUELA DE MENDONÇA FIGUEIRÊDO COELHO, KARLA CORREA LIMA MIRANDA e EDNA MARIA DANTAS GUERRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

CABRAL, Riksberg Leite[1]

SILVA, Maria Rocineide Ferreira da[2]

COELHO, Manuela de Mendonça Figueirêdo[3]

MIRANDA, Karla Correa Lima[4]

GUERRA, Edna Maria Dantas[5]

INTRODUÇÃO

O uso de metodologias ativas nos processos educativos tem sido cada vez mais estimulado por estudiosos do assunto que apontam como contribuição das mesmas a aprendizagem significativa que consiste na apreensão do conhecimento pelo educando à partir do sentido que a questão assume no contexto em análise. O ensino sobre educação em saúde integra a currículo de graduação em enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza pela compreensão de que o cuidado de enfermagem envolve indispensavelmente práticas educativas. Neste sentido, pensar estas questões nos levou a investir em processos de ensino-aprendizagem que possibilitassem a experimentação de modos participativos de produção e apreensão do conhecimento.

OBJETIVO

Relatar a experiência docente na disciplina "Educação em Saúde" na promoção de espaço crítico-reflexivo de práticas educativas em saúde e de reconfiguração das mesmas.

METODOLOGIA

Para esta investida, revisamos a ementa da disciplina que a reconhece como promotora do estudo acerca dos processos educativos em saúde, estabelece a carga horária de 40h/a bem como os grandes temas a serem trabalhados. Realizamos, em seguida, o planejamento de aula de modo semi-estruturado, pois a metodologia e as questões que mereciam ênfase foram reprogramas pari passu à discussão em cada encontro com a turma. Lançamos mão de técnicas que objetivavam a participação ativa dos estudantes sendo, estes, sujeitos ativos na produção do conhecimento. Para tanto, foram trazidos à cena ideias, reflexões, sentidos e a própria experiência de vida dos educandos sendo utilizadas como recursos pedagógicos para facilitar a participação dos mesmos no processo ensino-aprendizagem: dinâmicas de acolhida e aquecimento grupal, vídeo-análise, leitura coletiva, exposição dialogada, seminários, avaliação escrita e atividade prática em serviço de saúde.

RESULTADOS

Os métodos e técnicas adotados na disciplina foram acolhidos pelos discentes que participaram ativamente das atividades, mesmo diante da adversidade do cronograma cuja aula acontecia ao final da tarde das sextas-feiras, horário que acreditávamos ser um aspecto que dificultaria a participação dos alunos pelo cansaço acumulado ao longo da semana e do próprio dia. As aulas se constituíram como encontros que expressavam possibilidades de aprendizagem de conteúdos relevantes para a formação profissional, e carregavam consigo a potência para produção de reflexão e análise sobre qual educação para que saúde e, neste entremeio, o papel do enfermeiro enquanto educador a partir da vivência relacional docente e discente na disciplina.

CONCLUSÕES

A utilização de metodologias ativas mostrou-se de grande relevância para o engajamento de educandos nos processos educativos disparados na disciplina "Educação em Saúde", sobretudo por possibilitar vivências na sala de aula transformando-a em um laboratório vivo para (re)pensar e refazer concepções e práticas de saúde na formação em enfermagem. Acreditamos que a (re)construção de práticas educativas na enfermagem perpassa pela experimentação deste processo na própria relação ensino-aprendizagem e educador-educando vivenciado na formação acadêmica.

REFERÊNCIAS

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

LEAL, R.B.; GOMES, A.M. Jogos Cooperativos. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2008, 116p. TEIXEIRA, E; MOTA, V. M. S. S (Orgs.). São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, Série Educação em Saúde, v.2, 2011.

[1] Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO. Discente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

[2] Docente do Curso de Enfermagem da UECE, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC

[3] Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMETRO, Discente do Curso de Doutorado em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem da UECE.

[4] Docente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem da UECE, Doutora em Enfermagem pela UFC.

[5] Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FAMETRO.