JUVENTUDE E CULTURA DE PAZ: DIÁLOGOS SOBRE A SEGURANÇA DO USUÁRIO DO SUS

DANIELE VASCONCELOS FERNANDES VIEIRA

Co-autores: RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, DANIELE VASCONCELOS FERNANDES VIEIRA, GISLENE HOLANDA DE FREITAS, SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA e MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivou-se apresentar possibilidades de ampliação da noção de segurança do paciente da ótica do conceito clínico constituído nesta política DE SEGURANÇA, para outras éticas que dialoguem a segurança dos usuários do SUS. Utilizou - se uma web - rádio como dispositivo de desenvolver o Eixo Comunicação Efetiva, na perspectiva da promoção de saúde e da qualidade de vida com as juventudes escolares nas práticas de educação para cultura de paz. Os resultados mostraram que o uso da web rádio por educandos (as) de enfermagem e de outras disciplinas da saúde e área de tecnologias vem se apresentando como uma ferramenta não tradicional de se promover e desenvolver a cultura de segurança dos sujeitos/usuários produtores de cuidado do SUS, uma vez que amplia as possibilidades do eixo comunicação efetiva, nas pautas educativas com as juventudes escolares. Essa comunicação, com embasamento na discussão da segurança, vislumbra a sistematização de um novo campo de saber na extensão e pesquisa para formulação de políticas de cuidado ampliado, partindo de realidades particulares para coletividades. Destarte, a atualização dos fazeres que visem à segurança dos usuários do SUS são as dobras propostas para a revisitação das políticas no Sistema Único de Saúde, tendo em vista ser a enfermagem uma profissão de forte cunho social.