QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS HIPERTENSOS: REVISÃO INTEGRATIVA

ANA LARISSA GOMES MACHADO

Co-autores: ALANE DA SILVA TORRES, ANA LARISSA GOMES MACHADO, ANA ZAIRA DA SILVA e NEIVA FRANCENELY CUNHA VIEIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS HIPERTENSOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Alane da Silva Tôrres[1]

Ana Larissa Gomes Machado[2]

Ana Zaira da Silva[3]

Neiva Francenely Cunha Vieira[4]

[1] Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Email: alane-torres@hotmail.com

[2] Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista CAPES/FAPEPI. Email: analarissa2001@yahoo.com.br

[3] Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC/UFPI). Email: anazaira18@hotmail.com

[4] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Email: neivafrancenely@hotmail.com

INTRODUÇÃO

Com o aumento da idade, cresce o risco de desenvolver doenças crônicas (DC) que interferem na qualidade de vida (QV) dos idosos. Sendo a Hipertensão Arterial (HA) uma DC de alta prevalência nesta população (SANTOS et al., 2013), esta pesquisa teve como objetivo identificar os instrumentos utilizados nas publicações científicas da saúde para avaliar a QV de idosos com HA.

MÉTODOS

Realizou-se uma revisão integrativa desenvolvida em junho e julho de 2013, segundo Mendes; Silveira; Galvão (2008).

I. questão norteadora: quais os instrumentos utilizados nas publicações científicas da saúde para avaliar a QV de idosos com HA?. II. Bases de dados: BDENF, LILACS e SciELO. Descritores: qualidade de vida, hipertensão, idoso, questionário e doenças crônicas foram utilizados. III. Critérios para seleção e análise dos artigos: 15 artigos analisados de acordo com os instrumentos de avaliação da QV. Critérios de inclusão: artigos de pesquisa completos disponíveis eletronicamente, em português, inglês e espanhol, e que respondessem à questão norteadora. Foram excluídos artigos bibliográficos, revisão integrativa e sistemática e estudo teórico-reflexivo.

RESULTADOS

Os Instrumentos utilizados nas pesquisas foram: Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36), World Health Organization Avality of Life-Brief (WHOQOL-brief), World Health Organization Quality of Life Olders (WHOQOL-old) e Mini Questionário de Qualidade de Vida em Hipertensão Arterial (MINICHAL-Brasil). Sete estudos evidenciaram a relação entre a HA e a QV ao comparar grupos de idosos com e sem hipertensão e os achados mostraram menores escores de QV nos seguintes aspectos: I. SF-36: domínios físico, capacidade funcional, dor e estado geral de saúde (WANG et al.,2009; ARSLANTAS et al., 2008; ZULIANI; JANINI; BIANCHIN, 2010); II. WHOQOL-brief e WHOQOL-old: domínios psicológico, social, físico, funcionamento sensório e participação social (OLIVEIRA et al., 2008; SOARES et al., 2010; FALCADE et al., 2011; TORRES et al., 2009).

CONCLUSÃO

São escassas as pesquisas que utilizam instrumentos desenvolvidos para mensuração da QV especificamente com idosos. Quando se considera a relação entre a HA e QV, os artigos sugerem que os hipertensos apresentam pior qualidade de vida que os não hipertensos, principalmente no componente físico.

REFERÊNCIAS

ARSLANTAS, D.; et al. Prevalence of hypertension among individuals aged 50 years and over and its impact on health related quality of life in a semi-rural area of western Turkey. Chin Med J. v. 121, n. 16, p. 1524-31, 2008.

FALCADE, B.L.; et al. Octogenários em residências: enfoque sobre a qualidade de vida e condições de saúde. R. Enferm. UFSM. v.1, n.3, p. 386-93, 2011.

MENDES, K.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, M.C. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008.

OLIVEIRA, E.R.A.; et al. Avaliação da qualidade de vida de indivíduos portadores de hipertensão arterial. UFES Rev Odontol. v. 10, n.4, p. 9-16, 2008.

SANTOS, V.C.F.; et al. Perfil das internações por doenças crônicas não-transmissíveis sensíveis à atenção primária em idosos da metade sul do RS. Rev Gaucha Enferm. v. 34, n.3, p. 124-31, 2013.

SOARES, M.B.O.; et al. Morbidades, capacidade funcional e qualidade de vida de mulheres idosas. Esc Anna Nery. v. 14, n.4, p. 705-11, 2010.

TORRES, G.V.; et al. Avaliação da qualidade de vida de idosos dependentes residentes em domicílio. Cienc Cuid Saúde. v. 8, n.3, p. 352-58, 2009.

WANG, R.; et al. Impact of hypertension on health-related quality of life in a population-based study in Shangai, China. Public Health. v. 123, n.8, p. 534-39, 2009.

ZULIANI, L.L.; JANINI, C.R.; BIANCHIN, M.A. Avaliação da qualidade de vida e da utilização de medicamentos por pacientes idosos em um ambulatório de geriatria. Arq Ciênc Saúde. v. 17, n.3, p. 133-39, 2010.