DIAGNÓSTICOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM CRIANÇAS PORTADORAS DE CARDIOPATIAS CONGÊNITAS.

CAMILA MILAGROS GÓMEZ LIMA

Co-autores: CAMILA MILAGROS GÓMEZ LIMA , DANARA MAGALHÃES VIANA e RHANNA CARVALHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

CAMILA MILAGROS GÓMEZ LIMA

DANARA MAGALHÃES VIANA

RHANNA CARVALHO

INTRODUÇÃO

A cardiopatia congênita consiste em anormalidades que acometem o coração e podem ser causados principalmente por fatores genéticos. Os cuidados de enfermagem devem ser prestados e executados logo após o diagnóstico da patologia. A importância em discutir esse tema foi devido a pouca existência de estudos que abordam a análise de diagnósticos de enfermagem em crianças com cardiopatia congênita e, provavelmente, a necessidade de uma análise clínica complexa seja um dos motivos para isso. O tratamento deve basear-se em desenvolver e oferecer à criança a adequada qualidade de vida e o seu bem-estar, por meio do tratamento cirúrgico, de métodos paliativos ou medicamentosos que estão diretamente relacionados à qualificação da assistência de enfermagem ministrada. A assistência de enfermagem é considerado o diferencial no tratamento de cuidado a crianças com cardiopatia congênita, por meio de suas ações e intervenções efetivas, baseadas em reflexão e prática científicas.

METODOLOGIA

Camila Milagros Gómez Lima- Acadêmica IC-UECE

Danara Magalhães Viana- Acadêmica PROVIC-UECE

Rhanna Carvalho-Professora Orientadora-UECE

Trata-se de uma revisão de literatura que objetivou conhecer os principais diagnósticos e cuidados de enfermagem oferecidos a crianças portadoras de cardiopatias congênitas. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados Scielo, Lilacs e o Banco de Dissertações do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram encontrados 55 trabalhos publicados, dos quais após a leitura e avaliação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados apenas 4 artigos e 2 dissertações que se encaixaram no perfil da revisão. A pergunta norteadora do trabalho foi: Quais os diagnósticos de enfermagem realizados no cuidado às crianças portadoras de cardiopatias congênitas? Foram escolhidas as pesquisas que atendessem os seguintes critérios de inclusão publicados em português, com os resumos disponíveis nas bases de dados selecionada no período compreendido entre 2000-2014. Foram excluídos os artigos que fugiam do objetivo da revisão. As palavras-chave utilizadas foram diagnósticos de enfermagem, cardiopatias congênitas e crianças. A revisão de literatura ocorreu em abril de 2014.

RESULTADOS

Os diagnósticos de enfermagem nos pacientes com cardiopatias congênitas facilitam a detecção rápida de possíveis complicações que podem levar a criança a óbito. Durante a leitura, observa-se um padrão de repetição nos diagnósticos realizados por enfermeiros nas unidades de cuidados a pacientes com esse quadro clínico, também percebe-se que a descoberta da doença se dá nos primeiros três meses de vida e mostra-se uma prevalência maior nas crianças do sexo masculino. O padrão de diagnósticos de enfermagem presentes na literatura pesquisada foram: Troca de gases prejudicada, Padrão respiratório ineficaz, Intolerância à atividade, Crescimento e desenvolvimento retardados, Débito cardíaco diminuído e Risco para infecção. Estes se colocam como os principais diagnósticos relacionados a essa patologia em crianças, e quando se apresentam em conjunto podem indicar risco elevado de complicações para o paciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O enfermeiro é o profissional encarregado do cuidado dos pacientes e por apresentar  maior contato, tem a responsabilidade para com eles e seus familiares em dar suporte e identificar diagnósticos e intervenções eficazes que favoreçam a saúde e uma assistência segura a seus clientes. Por isso, é fundamental um profissional observador e crítico que associe conhecimentos teórico-práticos no desenvolvimento de cuidados, favorecendo um melhor prognóstico para seus pacientes.

REFERÊNCIAS

MELO, Herwellyn Camilo de et al . O ser-enfermeiro em face do cuidado à criança no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. Esc. Anna Nery,  Rio de Janeiro ,  v. 16, n. 3, Sept.  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300007&lng=en&nrm=iso>. access on  19  Apr.  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300007.

SILVA, Viviane Martins da; ARAUJO, Thelma Leite de; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Evolução dos diagnósticos de enfermagem de crianças com cardiopatias congênitas. Rev. Latino-Am. Enfermagem,  Ribeirão Preto ,  v. 14, n. 4, Aug.  2006 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000400014&lng=en&nrm=iso>. access on  19  Apr.  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400014.

SILVA, V.M. Caracterização de diagnósticos de enfermagem em crianças com cardiopatias congênitas: estudo num hospital especializado em doenças cardiopulmonares, 2005,Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2005.

SILVA, V.M. Padrão respiratório ineficaz em ciranças portadoras de cardiopatias congênitas: validação de um instrumento de avaliação dos resultados de enfermagem, 2007,Dissertação (Doutorado em Enfermagem), Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2007.

JANSEN. D et al. Assistência de enfermagem à criança portadora de cardiopatia. Rev SOCERJ, Rio de Janeiro, vol XIII, n. 1, p.23-9, 2009.

SOUZA.P et al. A relação da equipe de enfermagem com a criança e a família em pós-operatório imediato de cardiopatias congênitas. Rev Arq Ciênc Saúde,  out/dez, p.163-9, 2008.