CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES

LARYSSA FEITOSA MENDONÇA

Co-autores: LÚCIA DE FÁTIMA DA SILVA, JAMILE MINEU PEREIRA, JÉSSICA FREIRE RANGEL e ANA PAOLA ARAÚJO LOPES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO:

A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, ou seja, placas de gorduras que se depositam nas paredes das artérias coronárias que levam à formação de coágulos, dificultando ou impedindo o fluxo sanguíneo. As doenças cardiovasculares têm vários fatores de riscos modificáveis e não modificáveis. Os modificáveis são excesso de peso e obesidade, ingestão de sal, ingestão de álcool, sedentarismo, fatores socioeconômicos, fatores ambientais, e os não modificáveis idade, gênero e etnia, genética (SANTOS; MOREIRA, 2012).  Dessa forma, são de relevância os cuidados do enfermeiro para identificar e orientar o paciente a respeito dos riscos que sua saúde apresenta para, assim, desenvolver um melhor plano de cuidados que promova conforto e qualidade de vida.

1-Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS). Membro da Linha de Cuidados Clínicos e Prática Educativa no Adoecimento Cardiovascular; 2- Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Enfermeira do Ministério da Saúde no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS); 3- Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS). Membro da Linha de Cuidados Clínicos e Prática Educativa no Adoecimento Cardiovascular; 4- Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa de Saúde da Mulher e Enfermagem- GRUPESME; 5- Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Laboratório de Fisio-farmacologia da Inflamação (LAFFIN).   

OBJETIVO

Relacionar os cuidados prestados pelo enfermeiro ao paciente com doença cardiovascular mediante revisão integrativa da literatura.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma revisão integrativa desenvolvida no período do mês de abril de 2014. Os dados foram coletados mediante as bases bibliográficas com acesso via internet, tendo como referência os sites LILACS e Scielo. Os critérios para inclusão dos materiais foram publicação entre os anos de 2009 e 2013; idioma português; tipos de publicação preferencialmente artigos em periódicos. Os critérios de exclusão foram teses e dissertações. O método de análise dos dados foi a leitura minuciosa dos artigos.

RESULTADOS:

Foram encontrados 8 artigos nos sites LILACS e Scielo, dos quais 5 se enquadravam nos estabelecidos para o estudo. Deles, apreendeu-se que os cuidados de enfermagem visam principalmente detectar precocemente alterações fisiológicas do paciente atentando sempre para a clínica, descrita pelo cliente. Busca compreender como o paciente se sente frente ao adoecimento e ao ambiente hospitalar, aumentando a interação e proporcionando um cuidado adequado para cada paciente deixando-o mais confortável possível. De acordo com Silva et al. 2003, p. 169, "Enfermagem busca desenvolver práticas diferenciadas, construindo teorias sobre o ser cuidado e variadas maneiras de cuidar, capazes de motivar a pessoa cuidada a perceber-se confortável e alcançar seu bem-estar possível".

CONCLUSÃO:

Dessa forma, o processo de cuidar da equipe de enfermagem tem como preocupação e objetivo, a investigação dos fatores de riscos durante a anamnese, orientar sobre a doença e o uso regular dos medicamentos, além disso, realizar a educação em saúde. Sendo visualizados no estudo também, o quão é importante a monitoração do paciente que estão hospitalizados quanto aos fatores que eles consideram estressantes e levando em consideração a dor como um sinal importante para avaliar o bem-estar e conforto do cliente.   

REFERÊNCIAS:

SANTOS, J.C.; MOREIRA, T.M.M. Fatores de risco e complicações em hipertensos/diabéticos de uma regional sanitária do nordeste brasileiro. Rev Esc Enferm USP. v.46, n.5, p.1125-1132. Mar. 2012.

 

SILVA, A.L. et. al. Mulher cardiopata com úlcera por pressão: Reflexão fenomenológica sobre um modelo de cuidado clínico de conforto. Esc.Anna Nery. v.17, n.1, p.168-172. Jan-Mar. 2013.