DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DO DOMÍNIO SEGURANÇA E PROTEÇÃO EM PESSOAS COM IAM NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL

ANTONIO EUDENIO DE SOUSA NOGUEIRA

Co-autores: ANTONIO EUDENIO DE SOUSA NOGUEIRA, CRISTIANE ALVES DA SILVA, WILCILENE DE OLIVEIRA DOS SANTOS e ANA CLÁUDIA DE SOUZA LEITE
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

INTRODUÇÃO

No atual perfil epidemiológico brasileiro, prevalecem as doenças cardiovasculares, o câncer, o AVC e as causas externas. Nesse cenário, a rede assistencial de urgência e emergência surge com serviços de caráter vital para a sociedade e indivíduos (PITTERI E MONTEIRO, 2010). No contexto das doenças cardiovasculares, o Infarto Agudo do Miocárdio-IAM predomina e requer identificação precisa da situação e a rápida intervenção para a obtenção de diagnóstico nos primeiros 10 minutos de atendimento de pacientes com dor torácica (OSÓRIO, 2004), pois são fatores predisponentes para a qualidade da assistência prestada.  

OBJETIVO

Identificar diagnósticos de enfermagem inseridos no domínio segurança e proteção da taxonomia NANDA-I nos pacientes com IAM no atendimento pré-hospitalar móvel.

METODOLOGIA

Revisão de literatura do tipo integrativa. Tem natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Do universo composto de 72 publicações científicas encontrado nas bases de dados MED-LINE, LILACS, SciELO e BDENF com boleano "and" e os descritores "Diagnóstico de Enfermagem", "Atendimento de Emergência" e a palavra chave "Infarto Agudo do Miocárdio", incluíram-se artigos resultantes de pesquisas científicas de enfermagem publicadas na última década (2004 à 2014), sendo excluídos: reflexões, monografias, tese, dissertações, livros, resenhas, revisões de literatura e editoriais, constituindo amostra de 5 artigos. O conteúdo dos artigos foi organizado segundo técnica de análise de conteúdo de Bardin, sendo codificados, lidos e relidos a partir da seguinte questão norteadora: quais os diagnósticos de enfermagem identificados nos pacientes vítimas de IAM no atendimento pré-hospitalar móvel? Após leitura do conteúdo foram criadas 2 categorias analíticas relacionadas aos diagnósticos de enfermagem prioritários encontrados nos artigos em relação à NANDA-I, sendo discutidas com referências de enfermagem clínica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os cuidados de enfermagem no atendimento pré-hospitalar estão dirigidos para diminuir danos relacionados à isquemia e necrose miocárdica, diminuindo o risco de complicações do IAM e os efeitos secundários do próprio atendimento. Assim, na primeira categoria, "Suporte Básico de Vida", primeiro momento do atendimento, identificaram-se diagnósticos relacionados às ações tomadas pela equipe: "risco para integridade da pele prejudicada" relacionado, principalmente, ao atrito provocado pela manobra de reanimação sobre a superfície do local do atendimento; "risco de aspiração" devido à inconsciência no momento do infarto; "risco de trauma" relacionado à manobra de reanimação. Na segunda categoria, "Suporte Avançado de Vida", segundo momento do atendimento, envolve cuidados complexos e os diagnósticos de enfermagem estão relacionados à situação de risco, são eles: "mucosa oral prejudicada" devido à intubação orofaríngea, "desobstrução ineficaz das vias aéreas" e "dentição prejudicada".

CONCLUSÃO

As pesquisas de enfermeiros em atendimento pré-hospitalar são reduzidas, requerendo mais publicações, frutos de inquietações e reflexões da clínica. Os diagnósticos de enfermagem deste domínio indicam riscos à segurança e a proteção da vítima de IAM. No entanto, outros diagnósticos presentes em outros domínios também são importantes, como o da comunicação, que neste trabalho de enfermagem envolve a comunicação eficaz entre a equipe, entre a equipe e paciente e entre a equipe e a regulação médica.

REFERÊNCIAS

NANDA-I. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação (2012-2014). Porto Alegre. Artmed, 2013.

PITTERI, J.S.M. MONTEIRO, P.S. Caracterização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Palmas-Tocantins, Brasil, em 2009. Com. Ciências Saúde. Vol. 21, n. 3, pp. 227-236. 2010.

OSÓRIO, F.C. Propuesta de guia de cuidado de enfermería Del paciente com infarto agudo Del miocárdio. Actual Enferm; v.7, n.4: 14-19, 2004.