COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ENFERMAGEM COMO META DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA

ANTÔNIO JACKSON DOS SANTOS CRUZ

Co-autores: AMAURILIO OLIVEIRA NOGUEIRA, IASHENA MENDES DE PAULA, KÁREN MARIA BORGES DO NASCIMENTO e ANA CLAUDIA DE SOUSA LEITE
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A comunicação eficiente significa para a rede assistencial de urgência e emergência a ausência de risco, determinando-a como processo a ser avaliado na segurança do paciente. Para o alcance dos resultados deste processo é preciso determinar metas partilhadas entre enfermeiro e paciente. Como tal, questiona-se: Quais as metas de enfermagem para desenvolver comunicação eficiente visando a segurança do paciente em atendimento de urgência? O conhecimento destas metas orienta a assistência de qualidade com procedimentos realizados, a fim de proporciona-lo maior segurança. Segundo a literatura observada, emergiram três categorias relacionadas as metas de enfermagem: "Escuta terapêutica de enfermagem", "Comunicação não verbal: observando a situação do paciente" e "Diálogos para o cuidado humanizado" onde essas categorias estão inter-relacionadas, especificando as metas para uma comunicação eficiente para a qualidade da assistência em urgência.