ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDAS DE CONFORTO PARA PESSOAS CORONARIOPATAS

Co-autores: KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE e LÚCIA DE FÁTIMA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: Conforme a Teoria do Conforto, o fenômeno conforto é compreendido como uma experiência imediata e holística, que é reforçada por meio de satisfação das necessidades de alívio, tranquilidade e transcendência, presentes em quatro contextos da experiência humana: físico, psicoespiritual, sociocultural e ambiental (KOLCABA, 2003). Sabe-se também que o uso de instrumentos didáticos promovem repercussões positivas no campo teórico e prático, com vistas a proporcionar meios favoráveis de comunicação, por isto, torna-se necessário o desenvolvimento de mais pesquisas sobre a formulação e confecção de instrumentos que possam aprimorar e facilitar o trabalho diário dos enfermeiros, facilitando sua prática baseada em evidências (SILVA; LIMA; FULY, 2012). Como não existe nas produções científicas um instrumento que apresente as medidas de conforto para pessoas com coronariopatias, optou-se pela elaboração deste instrumento.
OBJETIVO: Descrever a elaboração de um instrumento de identificação e descrição das medidas de conforto como resultado do cuidado de enfermagem para pessoas com coronariopatias em unidade coronariana.
METODOLOGIA: Pesquisa descritiva acerca da elaboração de um instrumento com medidas de conforto para pessoas com coronariopatias. A mesma derivou de um estudo de dissertação de mestrado (PONTE, 2011) que teve como referencial teórico norteador a Teoria do Conforto (KOLCABA, 2003). O projeto do estudo foi aprovado pelo protocolo número 10727050-3 do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.
RESULTADOS: O instrumento possui informações de identificação, seguidas da sua estruturação nos quatro contextos de conforto da Teoria do Conforto: físico, psicoespiritual, sociocultural e ambiental. Em cada contexto estão delimitadas as medidas de conforto com as respectivas tecnologias do cuidado de enfermagem conforme se segue. Contexto Físico: controle e alívio da dor precordial e das sintomatologias clínicas, como instabilidade hemodinâmica, cefaleia, dorsoalgia, náuseas, êmese, câimbras, dor no sítio de punção venosa; cuidados gerais, como manuseio de equipamentos, higiene, medicamentos, procedimentos de preparo diagnóstico e terapêuticos; conforto no leito e promoção de sono e repouso; satisfação das necessidades de hidratação, alimentação e eliminação; cuidados no sítio de punção e retirada do dispositivo. Contexto Psicoespiritual: fortalecimento da espiritualidade; esclarecimentos acerca do adoecimento e da hospitalização; auxilio no enfrentamento da nova condição de saúde; ajuda nas situações de confusão mental e desorientação. Contexto Sociocultural: está disponível, adquirindo confiança, fornecendo carinho e ser uma companhia agradável; viabilizar o encontro com as famílias, oferecendo-lhe apoio; conhecimento dos hábitos do cotidiano e quando possível adaptá-los a unidade. Contexto Ambiental: promoção da adaptação na unidade coronariana, de ambiente propício para conforto e descontraído.
CONCLUSÃO: O instrumento está apto a ser testado e validado por outros enfermeiros e pode ser usado como meio facilitador na identificação e implementação das medidas de conforto em pessoas com coronariopatias.
REFERÊNCIAS
SILVA, V.S.F.; LIMA, D.V.M.; FULY, P.S.C. Instrumento para realização de exame físico: contribuindo para o ensino em enfermagem. Esc Ana Nery, jul-set, v.16, n.3, p.514-22, 2012.
PONTE, K.M.A. Tecnologias do cuidado clínico de enfermagem para o conforto de mulheres com infarto agudo do miocárdio. [Dissertação]. Fortaleza (CE): Universidade Estadual do Ceará, 2011.
KOLCABA, K. Comfort theory and practice: a vision for holistic health care and research. New York: Springer Publishing Company, Inc. 2003.