PROCESSO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIRAS DE UMA MATERNIDADE.

CLÁUDIA REJANE PINHEIRO MACIEL VIDAL

Co-autores: CLÁUDIA REJANE PINHEIRO MACIEL VIDAL, ROGELÂNIA DE LIMA OLIVEIRA, RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA e ELIZABETH SOARES PEREIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O estudo objetiva conhecer o significado do processo de enfermagem para as enfermeiras obstétricas de uma maternidade-escola, referência em Fortaleza- Ce. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa. Ocorreu em uma maternidade-escola no Ceará. A população foi composta por 25 enfermeiros. Os sujeitos foram 16 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas no mês de junho de 2013. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin de onde emergiram categorias temáticas. O estudo foi submetido ao CEP da MEAC-UFC sob protocolo nº 288.245. Participaram do estudo 16 enfermeiras com idade entre 24 a 52 anos, com tempo de formação entre 3 a 28 anos. Trabalham na instituição, a maioria, a mais de dois anos. Segundo as falas das enfermeiras identificamos duas categorias temáticas, sendo a primeira: Processo de enfermagem (PE) como contribuição para o cuidado, nesta as profissionais descreveram que geralmente o PE permite melhor interação entre profissional/paciente, proporciona um direcionamento do cuidado prestado no sentido de se obter excelência as necessidades das pacientes. A segunda categoria foi descrita como Dificuldades para execução do PE, nesta foi pontuado diversos entraves, desde a resistência de algumas enfermeiras na realização do PE, demanda maior de pacientes em relação ao número de profissionais e condições de trabalho inadequadas. Evidencia-se a importância do processo de enfermagem como tecnologia de cuidado ampliado e sistematizado. Acredita-se que esta construção é contínua e que diante das dificuldades necessita-se de trabalho coletivo.