SABERES E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PUERICULTURA

WANDERSON ALVES MARTINS

Co-autores: WANDERSON ALVES MARTINS, VIVIANE MAMEDE VASCONCELOS, FABIANE DO AMARAL GUBERT, SOLANGE GURGEL ALEXANDRE e MARIANA CAVALCANTE MARTINS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

INTRODUÇÃO

A consulta de puericultura constitui-se como um método sistemático de avaliação e acompanhamento das crianças, através da monitorização do crescimento e desenvolvimento infantil, imunização, nutrição e higiene e detecção precoce de agravos, sempre pautada no acolhimento (CAMPOS et al., 2011). O enfermeiro desenvolve um papel bastante importante na puericultura, uma vez que o mesmo é quem realiza essas consultas no âmbito da Atenção Básica, ampliando suas práticas com base na prestação de cuidados pautados na educação em saúde.

OBJETIVO

Descrever os saberes e prática do enfermeiro na realização da consulta de puericultura.

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa, cuja pergunta norteador foi: Quais os saberes e prática do enfermeiro na realização da consulta de puericultura? Os critérios de inclusão para a seleção dos estudos foram estar publicados na integra, em português e no período de 2008 a 2013. As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo.), com o cruzamento dos descritores controlados: Enfermagem, Puericultura e Saúde da Criança. Os artigos foram organizados segundo título, objetivo, delineamento metodológico, ano e periódico de publicação, registrados em formulário elaborado pelos pesquisadores.

RESULTADOS

Foram identificados 26 artigos, que após a leitura, apenas 12 foram selecionados para compor a amostra. Desses, sete eram do Scielo e cinco do LILACS. O periódico com maior número de publicação foi a Revista da Escola de Enfermagem da USP com três artigos. Quanto o ano de publicação, 2012 foi o ano com maior número de estudos publicados, totalizando cinco. Todas as pesquisas eram originais. Com isso, emergiram duas categorias temáticas: o cuidado de enfermagem como ferramenta de vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, pois o enfermeiro ao realizar a consulta de enfermagem em puericultura faz uso de instrumentos de avaliação que garante a identificação de alterações, exercendo assim ações de vigilância em saúde. A outra categoria diz respeito à educação em saúde como eixo estruturante da consulta de puericultura, uma vez que todos os estudos remetem a importância da educação em saúde realizada pelos enfermeiros na consulta de puericultura, uma vez que ao fornecer orientações acerca da alimentação e nutrição, cuidados com a higiene, prevenção de acidentes na infância e imunização, tornam a consulta mais dialógica, fazendo com as mães participem de maneira ativa, com enfoque sempre na promoção da saúde.

CONCLUSÃO

A enfermagem desenvolve um papel primordial na assistência integral à saúde da criança, com a realização das consultas de puericultura, através de saberes e prática como ferramentas essenciais a esse cuidado.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Márcia Roseli Crozariol et al. Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(3): 566-74.