EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO EM SAÚDE SOBRE DST/AIDS: UM DIÁLOGO COM JOVENS ESCOLARES ATRAVÉS DA WEB RÁDIO AJIR.

ANA LARISSA FERREIRA CAVALCANTE

Co-autores: ANA LARISSA FERREIRA CAVALCANTE, RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, TALYTA MARTINS NEVES, LUCILANE MARIA SALES DA SILVA e DANIELE VASCONCELOS FERNANDES VIEIRA5
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Ana Larissa Ferreira Cavalcante¹

Raimundo Augusto Martins Torres²

Talyta Martins Neves³

Lucilane Maria Sales da Silva4

Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira5

INTRODUÇÃO

A Web Rádio AJIR é um canal de comunicação digital de divulgação do conhecimento acadêmico e popular com diversos territórios do Estado do Ceará. Criada pela Associação dos Jovens de Irajá (AJIR) e mantendo uma parceria com o Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) e a Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará- UECE. É um canal de comunicação que possui programação diversificada, com a transmissão de debates, entrevistas, web seminários produzido pelos acadêmicos de Enfermagem, Educação Física, Computação e de Medicina, além de entreter e levar informações de relevância para os ouvintes. Com a facilidade de comunicar através do meio digital é que hoje em dia vemos muitas propostas de cuidado e de transmissão de conhecimento, sendo assim as mídias digitais podem, então, fazer parte das estratégias de educação em saúde. A educação em saúde é uma estratégia direcionada para as ações básicas de promoção, prevenção, cura e reabilitação. Assim, deve facultar aos cidadãos conhecimentos não só para manter sua saúde sob controle, mas também para identificar as causas do adoecimento. (GUEDES, 2004). Na população jovem, a taxa de prevalência da infecção pelo HIV apresenta tendência de aumento. Do total de 656.701 casos de AIDS identificados no Brasil desde 1980 até junho de 2012, 61.400 (9,3%) foram notificados segundo a definição de caso pelo critério óbito, sendo 41.459 (67,5%) no sexo masculino e 19.933 (32,5%) no sexo feminino. Nos últimos dez anos, tem-se observado uma tendência de redução na proporção de casos notificados por esse critério em ambos os sexos, sendo a redução média anual de 3,0% para o sexo masculino e 2,0% para o sexo feminino (Boletim Epidemiológico - AIDS e DST Ano I - nº 1 - até semana epidemiológica 52ª - dezembro de 2012).

OBJETIVO

Esse Relato de Experiência objetiva demonstrar a importância da discussão sobre o tema DST/AIDS com os jovens escolares e pontuar quais os questionamentos feitos por eles que podem ser discutidos de maneira a solucionar dúvidas e inquietações deles sobre esta temática.

METODOLOGIA:

A pesquisa é do tipo bibliográfica. Para coleta de dados foi realizada à análise do material da entrevista e da edição do áudio (nov./2013) que está hospedado no site da Web Rádio e através de levantamento bibliográfico através da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo - www.scielo.br). Período de análise do material: abril/2014. Os critérios de inclusão para os artigos foram: artigos em periódicos indexados, disponíveis na íntegra, em português, publicados no período de 2004 a 2012. Descritores: AIDS, educação em saúde, tecnologia. Trabalho aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Ceará, de numeração: 11043817-5, de data: 04/08/2011.

RESULTADOS

Com as informações que os jovens possuem demonstra que eles têm a necessidade de estar esclarecendo dúvidas que por vezes não são debatidas em conversas abertas ou com pessoas do convívio diário. Muitos deles têm a Web Rádio como um local para depositar dúvidas que não teriam coragem de esclarecer com outras pessoas, dessa forma o canal acaba por promover um vínculo ainda maior com estes jovens assim promovendo a saúde.

CONCLUSÃO

Faz-se necessário compreender as necessidades dos jovens e trabalhar esta temática sistematicamente, pois este público tem necessidade de problematizar cada vez mais sobre a temática das DSTs e AIDS. A Web Rádio cumpre papel essencial para auxiliar como canal que que hospeda este debates mostrando a importância da prevenção das DST/AIDS de forma a promover multiplicadores de informação, pois cada jovem que escuta as transmissões acaba por repassar os dados e respostas que obteve para aqueles que estão em seu convívio.

REFERÊNCIAS

GUEDES, M. V. C.; SILVA, L. F.; FREITAS, M. C. Educação em Saúde: objeto de estudo em dissertações e teses de enfermeiras no Brasil. Rev. Bras. Enferm, Brasília (DF) 2004 Nov/dez; 57(6): 662-5.